História dos Slots , como isto começou

Há muitas teorias sobre o inicio dos slots , mas não gostaria de perder tempo a relatar factos anteriores a 1960 , só posso dizer que no inicio os slots não eram slots mas sim em rails como os comboios , de inicio até mantinham uma velocidade constante como os comboios , começaram por ser carros a combustão (diesel ) e em vez de um slot tinham um rail , depois passarm a eléctricos no mesmo sistema ou seja rail em vez de slot .

Em baixo podem ver 2 fotos desses gloriosos momentos, o primeiro slot car em 1951 pelas mãos do sr . Ivor Lewis  :

até que um sr. se lembrou de fazer uma resistência variável e aí começaram as corridas de slots . Fala-se de um inico destas coisas pelos anos 10 mas só a partir do final de 50 começam realmente a aparecer fabricantes a sério quase sempre  nos Estados Unidos que deram o incremento inicial para tornar os slots como os conhecemos mais ou menos hoje.

Os anos de ouro foram na década de 60 e 70 , e fico espantado pelos relatos da quantidade e qualidade das pistas de slot na zona de Lisboa por volta dos anos 60  e inicio de 70 , nos Estados Unidos quase todas as cidades tinham uma pista ou mais , hoje existem muitas pistas de slots em Portugal mas mais de Plástico em calha Carrera a melhor , ou Ninco menos adequada a performance elevada,  e mais estreita.

Pela década de finais de 50 e inicio de 60 começam a aparecer os grandes fabricantes (marcas) da altura , COx , Champion of Chamble , Monogram , Dynamic, Stronbecker ,Russkit , Mura products , Mabuchi motors,MRRC , Estrela (Brasil) , Classic , TomY , Aurora ,Scalextric, Carrera, SCX , etc , mais tarde os Americanos enveredaram por uma galopada na performance e marcas como a Proslot , KOford , Parma ,JK products , deram um grande contributo para que se chegasse aos dias de hoje a fazer uma pista de 100 metros em 1,4 segundos !!! ( com curvas hem ....!)

No inicio dos anos 60 houve alguns filmes que levaram o Mundo a admirar o evento slotcars e fizeram com que muitas familias não dispensassem em suas casas uma pista de slots   e particularmente na América o 1º filme Batman mostrava num salão da mansão uma grande pista de slots com 4 calhas e todos a andarem inclusivé o Batman , Robin e o Alfred..foi o delirio , outros filmes houve que mostraram slots como o "Passenger in the Rain  " de 1970 com Charles Bronson ,etc .. 

Em paralelo aos slots de performance ,mais para pistas de madeira comerciais , os fabricantes começam a apostar em conjunntos para colocar em casa com pistas de plástico tanto nas escalas 1/24 , como 1/32 e mesmo os fabulosos escala HO , os slots mais rápidos do Mundo !  Hoje é fácil e relativamente barato adquirir um slot ,qualquer loja de brinquedos ou pista vende carros de 1/32 de plástico de N marcas como a NINCO , SCX , Carrera , NSR , SLOT IT ,Scaleauto etc ..mas nos anos 70 não era assim tão fácil comprar um carro de slot , até porque o pessoal não tinha graveto para isso !!!! Lembro-me de ver numa loja da baixa ,na montra os kits Monogram , ou Classic , Ou Cox , ou Russkit,etc , um regalo para a vista ...mas a minha semanada eram 5 Escudos  e um carro custava se calhar para aí 150 escudos, era complicado , e por isso , toca de FAZER , e foi assim que comecei, eu e muitos ...

Aqui vou colocar imagens que ilustram a história dos slots , estou a prepará-las ...em breve

1965 - Chaparral motor 16D com chassi em arame, ao lado um carro slot como começaram com motor derivado dos comboios ...

aqui acima estão alguns carros da Strombecker

1966 - 1ª carro com motor MUra transformado de uma caixa Mabuchi , foi o inicio dos produtos de Ron Mura , talvez o mais emblemático fabricante de motores de performance para slot de sempre .

1966- Classic , aqui uma foto do modelo MantaRay aqui acima ao lado

 

 

aqui também um Monogram da mesma era:

 

1967 - A Cox lança o grande sucesso que seria o LA CUCARACHA , o mais famoso chassi de sempre em aluminio , eu tive um com um Mabuchi 26D era o Diabo ...

 la Cucaracha  havia com várias carroçarias mas esta seria a mais vendida de sempre .

1967 -Aqui os COX Lotus 40 que havia cá a vender em Lisboa :

1968 - a Invasão Dynamic que seria uma marca Temível nos slots na decada de 60/70

aqui ficam 3 exemplos um deles com uma engenhosa maneira para anglewinder ::::

e outra versão Dynamic : este chassi seria depois adaptado a N caixas .

1968 - aqui uma foto do 1ª carro de competição feito á mão com chassi Anglewinder , que viria a revolucionar os slots daí para a frente :

Este carro foi feito for Gene Hustings e ganhou n provas seguidas nos States e na Europa .

1968 -Um carro da Russkit , também vendido na altura em Lisboa :

Também em 1969 os Classic davam cartas com o fantástico modelo que levantava a traseira nas travagens para ajudar a parar , era um regalo vê-los a andar , aqui fica uma foto desse modelo Classic :

A Partir de 1970 quase todos os fabricantes vão enveredar pelo sistema de tracção Angle winder ( de lado ) ,o sistema inline passou a não ser muito usado para performance alta . Na minha geração e nos inicios de 70 começou-se já a fazer chassis com tracção angewinder em latão , Tomback , aço e arames , era ir á Rua da Conceição comprar latão em chapas e toca a cortar e soldar , fala-se também que nos finais de 60 nas pistas mais comerciais existentes em Lisboa ( Circuito e MIl MIlhas ) o pessoal não só fazia os chassis mas também começava a bobinar motores, com fio de cobre e fio de PRATA !!!! era a loucura dos slots . Eu apareci infelizmente no final dessa época e já não partilhei desses conhecimentos ( só alguns poucos ) contudo verifiquei que era este o hobby que eu queria e tudo fiz até hoje para continuar e ajudar os outros.

Agora daqui para a frente  ( final de anos 70 ) os carros que vão aparecendo  ou são já considerados muito básicos e bons para pistas caseiras ou então começam a aparecer da Parma alguns carros interessantes mas mesmo assim básicos , por isso daí em frente ( excepto os slots de plástico ) tudo passou a ser Feito á mão ( estou a falar de chassis ) , pois relativamente a motores e induzidos e punhos a revolução ainda estava para vir . Deu-se nesta fase o crash ! começam a desaparecer as pistas ,os fabricantes e as lojas de LIsboa começam a já não ter material de slots, restava a nossa carolice e arte Manuelina ...

MOTORES e sua EVOLUÇÃO ao longo dos tempos 

Como já atrás referi no incio era tudo muito arcaico , motores adaptados dos comboios ettc, desses não vale a pena sequer falar , um motor de slot DC , tem na sua base uma caixa , um par de magnetos , uma cabeça para os contactos e depois os acessórios inerentes como carvões , molas , chumaceiras etc ..

Á volta da história dos slots marcas importantes como a COX e a Champion dominavam este particular ,abaixo deixo alguns exemplos de motores stock destes fabricantes . De Todos o mais emblemático seria o Champion 507 e mais tarde o Champion 525 (com caixas tipo C  ) 

Aqui fotos da Champion ainda com imitação dos Cox depois viria a evoluir  por volta dos anos 1967 com os 507 e mais tarde em 1968 com a geração 517 e 525 .

 O ataque tanto era pela cabeça como pela caixa . Mais tarde aparecm os japoneses da Mabuchi com as caixas D do qual se desstaca o Mabuchi 26D e o Champion 607 , estes já com rolamentos e melhor acabamento que os mabuchi :

Estes ultimos eram do Tipo 36D ( grande como o caneco ) e cairam em desuso nos finais de decada de 60 substituidos pelos mais pequnos  tipo FT16 ,  C , e 26 D .,aqui um motor inicial da Cox que acompanhava os carros da marca

A Era dos motores de slot ultra performantes estava a iniciar-se em 75 com o aparecimento da marca MURA que lançava o primeiro motor completo da marca o MUra NCC 20 :

Como se observa pelas fotos o Bob MUra foi evoluindo e marcando de vez o dominio dos Americanos nestas coisas dos motores de slot evoluídos , as caixas eram de melhor metal e mais grossas , os magnetos cerâmicos aguentavam mais carga , os induzidos evoluíam para lamelas mais finas , as cabeças passvam a ter plástico de polimeros capazes de aguentar mais de 400º . Daqui para a frente aparecem também nos finais de 70 a Proslot que pela mão do Dan de Bela passa a ser mais uma marca de referencia até aos dias de hoje . Mais nos anos 80 aparece a Camen ,  Koford e a RJR ( já desactivada) que são o must actual dos motores de slot para Chapas  , abaixo alguns exemplos do que aqui afirmo :

Com o evoluir das hostilidades e campeonatos do Mundo e dos USA os fabricantes de motores começam a inventar , ora são magnetos de terras raras , Cobalto etc ,, ora são induzidos de grupo livre quase curto circuitos !! havia que chegar a um consenso e resolveu-se acertar e dividir os motores em especificações tipo Universais que fossem comuns a todos e assim poder haver escolha dos consumidores por uma marca :

DIVISÕES DE MOTORES SLOT ATUALMENTE pela performance:

Grupo 130 - mini motores ,em regra os mais usados são os selados e invioláveis JK hawk , Proslot Euro MK , TSRF , Falcon , aqui podemos colocar também os motores actuis dos slots de plástico quase todos deste tipo ( caixa curta ou longa )

Grupo S16D - Os Parma cabeça verde , os Trinity S16D , os Proslot S16D , Red Fox s16D (o antigo 16D puro deixou de se fazer )

Grupo 15 - quase que não se utiliza performance mediana .

Grupo 12 - Uma das variantes mais usadas ,motores rápidos , e poderosos ,não muito caros .Existe também uma versão cobalto 12 muito performante e cara ...

Grupo20 - Motores já não muito utilizados , ( já foram muito importantes ) grande performance , preço acessível . Era o motor mais usado nos anos 80 e 90 para campeonatos .

Grupo 27 - Motores G20 bobinados á mão , só usados quase por uma elite de momento .

Grupo Livre - quer dizer ( GRITARIA PURA ) magnetos de cobalto , n magnetos , performance de topo + de 250000 rpm !!!muito caros ,só usados quase pela elite do slot .

A Evolução dos Punhos de SLOTCARS

Os Punhos controladores para os slotcars evoluiram muito , talvez tenha sido a área de maior evolução em 50 anos ..no incio eram meras resistencias variáveis de reostato , depois com a evolução dos slots nos anos 60 vieram os punhos de barra/ polegar como o Cox que abaixo podem ver na foto ; lembro-me de n marcas entre elas os MRRC  também muito usados em Portugal nessa década.

Da MRRC vários modelos foram feitos e muito populares também , até que a Parma vem revolucionar com os seus modelos tipo pistola , do qual o mais famoso e usado é o Parma Turbo ainda hoje em produção : Dos punhos Analógicos mecânicos é o mais famoso

Como evolução começam a aparecer alguns fabricantes na decada de 80/90 com os punhos analógicos mas de resistencia externa e variável como os Difalco external resistor :

 

A partir daqui passamos aos electrónicos digitais , com os fabricantes mais destacados sendo o Professor Motor , Difalco e Rudock . Hoje já existem mais fabricantes de qualidade como o Rui Capucho com os Promodel , NSR , Engage , Carsteen etc.. entre mil e um outros com n possibilidaes e de certa forma caros ...Hoje já é raro ver alguém com um punho analógico !!!

Aqui Um Promodel  um dos mais sofisticados do Mundo ( o que é Nacional é BOM !!!)

EVOLUÇÂO DOS PNEUS DE SLOTS

Os pneus tiveram pouca evolução desde a passagem de borracha para espumas , hoje em dia os carros de 1/32 plásticos usam pneus de borracha , dizem que são várias misturas etc , mas isso já havia á 40 anos atrás ...

No inicio eram os pneus de borracha que imitavam na perfeição os pneus a sério usados nos carros de corridas , até letras tinham , mas apesar de alguma evolução a borracha não agarrava assim tão bem nas novas pistas de madeira que foram aparecendo pelo mundo inteiro , lamçaram então pneus de silicone , mas eram muito caros e não davam bem para acertos e desgaste controlado ,impunha-se a passagem a alguma outra forma de dar mais tracção aos modernos slots cada vez mias rápidos . Então apareceu a ESPUMA ou ESPONJA com várias densidades . A Moda na decada de 70 era pneus de espuma coloridos  ( Laranja , Amarelos , Azuis , Vermelhos etc .. , hoje nos slots de Chapa o que se usa é borracha espuma natural ou sintética que dá uma tracção como nunca antes se conseguia . Grandes fabricantes na decada de 70 / 80 como Sonic , Limpach ,Parma , UFRA  etc . lançaram esses pneus que revolucionaram a velocidade , contudo a maioria necessitava de algum tipo de aditivo para amolecer a borracha .

Nos dias de Hoje se bem que o aditivo seja uma necessidade inicial , depois não há assim tanta necessidade de utilização de quimicos extra , pistas há que até proibem a sua utilização . Actualmente os grandes fabricantes de pneus ( não da borracha ) são a Alpha , JK products , ProTrack , Scaleauto , Parma Tuna , Koford fish tyres ,  entre outros . Neste momento existem já pneus tratados quimicamente para durarem mais , e até speed rubber que é proibida nas provas oficiais . Até finais de anos 60 os eixos eram de 1/8 " e com rosca depois passaram a ser maioritáriamente de 3/32 em aço liso e aperto por parafuso Allen , foi outra grande inovação no mUndo Slotcar . Abaixo imagem de pneus antigos e os novos da Alpha em esponja .

 

 EVOLUÇÃO DOS CHASSIS DE SLOTCARS

Inicialmente e maioritáriamente em metal os chassis de slot eram produzidos em massa , chapa , latão , arame , agarrados com parafusos ou simplesmente soldados de fábrica , depois aparecem os chassis em Antimónio , material mais fácil de produzir em molde e mesmo nos anos 60  o Aluminio começa a entrar em força pela leveza e maneabilidade de moldagem . Mas a necessidade da competição tornou evidente que os slotistas não queriam ficar por aí , e começam a fazer manualmente os seus chassis em arame e latão , sendo mais tarde introduzido o Aço mola , Fibra de nylon e Carbono e por ultimo o Aluminio para chassis de grupo livre com a possibilidade de soldar devido a uma niquelagem própria .

exemplo de um  chassi Retro dos anos 60 era o famoso Dynamic  :

 

Aqui a foto do meu carroanos 70 feito á mão (Jardim Cinema) latão branco , arames de aço , dobradiças nas abas e no patilhão ,motor mabuchi 26D ,carroçaria feita á mão de radiografias ...

Temos 2 realidades , os chassis para alta performance e para as pistas ultra rápidas Americans tipo Blue King entre outras , e chassis para competição mas que fossem relativamente baratos e dessem a todos as mesmas possibilidades em provas tipo TRoféu , apareceram assim os chassis FLEXI pelas mãos da Parma , Trinity ,Champion , JK products ,  RJR , Mosseti , os mais conhecidos .

Os chassis flexi tinham/ têm uma coisa em comum são metálicos , estampados , com movimento simples , relativamente fáceis de afinar e BARATOS ! foi uma revolução que tornou o slot de alta performance muito acessível . Os atuais carros de plástico usam chassis de plástico ...também eles moldados e já com movimentos a imitar os flexi de chapa , mas a unica vantagem que possuem é serem muito leves ou talvez até desvantagem :)  Atualmente um bom chassi Flexi como os da JK Cheetah 11 por exemplo é quase tão bom como um caríssimo chassi perimeter para grupo 12 ou Livre , por valores que não chegam a 20€ poderás ter um top chassi de 1/24  !!! em cima  exemplo de um chassi JK Cheetah 11 , dos quais existe em 1/24 e 1/32 , em baixo um chassi Champion Turbo Flex  o mais usado até há cerca de 4 anos sendo batido pelos JK Cheetah , e um mais antigo JK Scorpion . A evolução não pára e tanto a JK como a Mosseti preparam para 2015 novas evoluções e chassis flexi que vão tornar ainda mais competitiva esta classe .

Nos finais de 70 começam a aparecer os chassis Perimeter ( ou seja só o perimetro ) feitos em arame e latão ou totalmente em aço mola , este eram destinados a pistas rápidas com bankings pois quase não possuiam quelquer tipo de movimento : São os detentores de todos os records de velocidade PURA !!!

Atualmente a maioria das competições faz-se com chassi flexi mas a moda nos States de momento está no revivalismo e a chamada classe D3 voltou ao passado e toca a fazer chassis de arame e latão usando motores baratos como os Hawk ou Falcon , grandes campeões do passado estão rendidos a esta nova moda !!

Desde há alguns anos alguns fabricantes resolveram começar a produzir Chassis de 1/24 em metal mas montados em peças e agarrados por n parafusos , um exemplo disso são os Plafit e Scaleauto atuais , têm sido usados em provas de clássicos e são carotes ....sinceramente só posso aceitar esta classe de chassis pela utilização de carroçarias rigidas em plástico ou fibra ( pesadas ) pois de outra forma só faria sentido usarem os chassis flexi que são muito melhores e muito mais baratos ! aqui 2 exemplos de chassis desta geração :

EVOLUÇÃO DAS CARROÇARIAS DE SLOTCARS

As carroçarias de inicio eram em plástico rijo e pasarm depois a plástico mais leve nos anos 60 /70 , inicialmente eram parecidas a carros da época e depois os fabricantes enveredaram por uma toada de futurismo , com bodys que pareciam naves espaciais ..., eram em regra agarradas por parafusos ao chassi e só mais á frente se começa a usar tubo e alfinetes para agarrar as carroçarias . Com a performance a aumentar nos motores e chassis , houve necessiade de evoluir na aerodinâmica e no peso e assim aparecem os carroçarias em LEXAN ( que ainda hoje são o standard ) mais leves ,resistentes a crash , fáceis de pintar e baratas ...

Nos plásticos a beleza das carroçarias também evoluio muito , hoje existem milhares de carros slot de n marcas muito bonitos pelas pinturas / autocolantes , mas o Lexan também já reespondeu e atualmente as marcas mais destacadas como a Betta , Parma , JK , RED Fox etc .. têm modelos chamados REtro que ficam , se bem pintadas ...iguais ou melhores a uma de plástico rijo . A performance elevada dos motores ultra como os Group12 / 20 / livres , trouxe a necessidade de agarrar o carro á pista , ou podia simplesmente VOAR tal é a velocidade conseguida ..assim nasceram as carroçarias tipo ASA , que muitos acham feias ,mas que para essas classes são essenciais . Abaixo deixo exemplos de carroçarias ao longo dos tempos e aqui já mencionadas :

e uma Classic dos anos 60 em plástico como as que se usam hoje nos Plafits e Scaleauto etc .., :

Evolução em acessórios a nivel Geral

Poucas inovações houve neste particular , lembro-me dos patilhões em carbono e LOW CUT , dos eixos de 3/32 maciços e Ocos , dos bons fios de silicone , das patilhas com muitos fios e moles , das cremalheiras e pinhões acima do pitch 64 , existem em 72 e 80 também , dos pinhões e cremalheiras em angulo para melhor ataque , das carroçarias em lexan de várias espessuras  entre 005  e 020 . Também no tocante a carros RTR quer 1/32 quer 1/24 a JK produccts por exemplo oferece uma panóplia de modelos e cores nunca dantes vista e a preços muito acessíveis , não são mais caros que um simples carro de 1/32 de plástico !!! e não necessitam de mudar nada para serem muito competitivos ... Ou seja o slot em Chapa nunca foi tão acessível e competitivo como agora , será que estamos no limiar de uma nova ofensiva SLOT CHAPA ? talvez sim talvez não , somos sempre quase os mesmos ...e pistas fostes ...mas eles estão aí para quem quiser experimentar a sensação de velocidade poder e resistencia !

Aqui deixo um exemplos de carros chapa  RTR da JK em 1/24 e outro em 1/32 , e pergunto aos srs. ferranhos do plástico , será que são assim tão diferentes dos vossos ? não me parece ... e uma foto da grelha de partida das nossas provas de chapa 1/24 clássicos ( nem parecem de chapa ...:) )