Memorial de Pistas e Locais Onde houveram ou há SLOTS em Portugal

1ª-Jardim Cinema  anos 70

 

1ª Jardim Cinema ( Av. Alvares Cabral )

Foi a pista onde me iniciei assim como tantos outros , o edificio ainda existe é património da cidade , chamava-se Monumental de jogos , era um amplo espaço com escadarias e niveis diversos , repleto de bilhares , snoockers , matraquilhos ,matraquilhos de hoquei , ping pong nos pisos superiores e a famosa pista de slots , palco de inumeras corridas nos anos 70 .Aqui em baixo nestas fotos podem ver 2 fotos da pista de 2 angulos com o pessoal em acção . Comecei aqui as minhas primeiras provas de slots e ganhei as primeiras provas e campeonatos , daqui para a frente foi sempre a somar e evoluir , grandes tempos !! Esta pista tinha pouca corrente (devia andar pelos 2,5 amperes ) , tinha um contador de voltas que acendia umas luzes a cada volta e depois quem chegasse ao fim das 40 V a pista desligava. Os punhos eram ligados só a 2 fios , ou seja não havia a função travão . O Empregado o sr. Ramos , era um tipo sui generis , amava os seus carros de aluguer ( que não valiam nada .,... ) e olhava o pessoal por cima dos óculos ...para não gastrar as lentes !!! 

 

 

1Aª-Pista do restaurante Chicote 1966 

Apanhei esta foto num blogue recentemente , é uma pérola !! diziam ser a maior pista da Europa em 1966
como se pode ver tinha muita adesão e 8 calhas ! Foram os anos dourados dos slots .
 

2ª-Pista Meta -Costa da Caparica

Não tenho fotos infelizmente do interior , fica ainda o edificio na Costa da Caparica e um desenho tosco da pista , é uma sala de jogos , há mais de 50 anos foi comprada pelo sr.Santos que tinha muito carinho pela pista , inicialmente fala-se que até eram 4 pistas algumas de 4 calhas de diversos traçados entretanto ficou só uma de 6 calhas que segundo informação teria sido a 3ª pista que estava nas Mil Milhas em Lisboa antes , até retirarem a pista.  O piso era parecido á do jardim cinema e o traçado algo turtuoso , contudo desafiante , não tinha muita corrente mas dava para andar com os motores MUra NCC20 da altura , era o must !  Funcionava com relógios que se marcavam para dar o tempo , tinha uma vitrina com material num nivel acima , deixo aqui abaixo imagem da fachada ....O dono Sr. Santos entretanto falecido aos 92 anos , deixou para o filho a herança da continuaçãio que se fez só com maquinas electrónicas de diversão , quanto á pista que ali havia pereceu no forno em frente onde fazem chouriço assado , e triste sina para uma das ultimas pistas comerciais do meu tempo, Bem hajam estas pessoas que nos fizeram sonhar em jovens ...

   

3ª- O Circuito , na Av. Casal Ribeiro-  Lisboa

Falam os mais velhos ( pois eu não conheci ) que esta era a melhor pista de sempre , repleta de pessoal a andar e a arranjar os carros, consta que era dificil até entrar no recinto , tal era a quantidade de pessoal, quem subia a Casal Ribeiro do lado esquerdo via uma multidão de malta á porta , não se podia falhar !!!   tinha uma grande recta , foi talvez a grande pista dos anos 60 e impulsionou outras e trouxe á modalidade muita gente . Não tenho fotos fala-se de Russkits , Champions 507 , Mabuchis 360 D e 26D , bobinagens loucas , fios de prata... grandes despiques , corridas a valer dinheiro ...era a loucura da época ,se alguém tiver alguma foto sff envie -me .

 Através de um amigo soube que em 1966 ali decorreram as 24 horas do circuito , onde o prémio final do 1º lugar era um carro 1:1  até havia pessoas contratadas só para pistar !!! para se ter uma ideia da importãncia que esta pista e este hobby tinha na altura ( finais de 60 inicios de 70 ) 

 

4º As Mil MIlhas , na rua Augusto Gil 29B  - Lisboa

Falam os mais velhos que tinha o maior relevê e grande recta ...era do género em ambiente ao Circuito e coexistiram ,tinha 3 pistas sendo a maior uma com 105 metros e uma recta de 25 m ,cadeiras giratórias para os pilots ... esta acabou primeiro, não tenho fotos mas talçvez fosse algo como a foto abaixo :???, poucos serão já os actuias praticantes que passaram por lá , o Chambel , o Raul , o João Tavares ,etc  , se tiverem fotos enviem sff . EStava situada perto da pista do Circuito , talvez em 2 km havia 2 locais previlegiados de slots, estava-se nos meados dos  anos 60 e era a loucura 

dos slots , nessa altura não havia jogos video , e a forma tecnológicamente mais cativante da época eram os slots, pela envolvente técnica e competitiva um desafio .... 

 

5ª- Estoril Praia  Monte Estoril ( pista do Luis Bragança )

Felizmente esta cheguei a conhecer mas não tenho fotos, esta acima é de uma pista parecida com a do Estoril Praia,  também tinha estes saltos , era grande e tinha uma recta longa e com um salto !!! o piso era do caraças, pois parece que tinha areia e os pneus ficavam gastos num instante ...tinha uma pequena vitrina com material do Luis , os saudosos Dyna LM  ( 26D bobinados com côr azul na caixa ) andavam muito !  Cheguei aí a comprar um carro com chassi dynamic e motor 36D  que era razoável mas não chegava aos motores mais evoluídos e menores de tamanho , o Luis era nesa altura  o importador por excelencia de slots e fazia furor com o seu Datsun 1200 ,,,quando nos dava boleia para Lisboa. Lembro que o Luis ali fazia pneus de espuma e cortava-os á mão com um canivete ! e ficavam bons , eram de todas as cores ( azuis , laranja , verdes , amarelos e pretos ), e depois na pista iam num instante ...

 

5ª A - Campo de Ourique ( pista do Luis Bragança  atrás do CACO Clube campo de ourique )

FOi aberta sensivelmente na altura em que o jardim Cinema retirou a sua pista de slots , era uma pista um pouco mal feita que me recorde , o piso era em aglomerado pintado algo fino e sensivel á humidade , tinha uma corrente mal rectificada  , algo elevada por vezes , e lembro-me bem dos motores queimarem no fim da recta !!! aquele cheiroores  inconfundivel da resina a queimar ;)  , Durou pouco tempo , pois  face a outras actividades que ali decorriam no espaço ( slotmachines  etc .. ) penso ter sido obrigado a encerrar . Algumas provas ali se realizaram , lembro-me de uma em qie o Amigo Vitor Belo pontapeava o seu carro ... depois de o terem atirado para o chão . ESta pista co-existiu com a do café ceifeira , e já nessa altura haviam bons carros de slot e rápidos como os G20 e G livre , se bem que o pessoal andasse com tudo , inclusivé os chamados Dynas  26D ou mabuchi 26D que derretiam a cabeça que era um instante !!! Não era amigo João Tavares :) 

6ª - Café Ceifeira - Amoreira estoril ( pista do sr . Adelino )

Foi a pista onde mais corridas fiz , inicialmente foi feita na cave uma pista de madeira um pouco tosca com contactos em ouromouro , não era grande coisa , mas o entusiasmo foi tal que o sr.Adelino resolveu fazer uma nova pista substituinndo aquela e essa sim ficou excelente , o traçado era pouco exigente 2 rectas uma ponte e uns esses com uma curva em relevê , para quem vinha das pistas do jardim cinema e costa da caparica era um LUXO .Aí ganhei muitas provas de grupo 20 e algumas de grupo livre , que grandes corridas em que participavam entre outros : João Vasco , Vladimiro Barros , Fernando Gaspar , Franjas , José Francisco , Luis Munhós , Fernando Santos , Vitor Belo , Max , O´Neil , Brito , Ricardo Fernandes , Miguel Braga , António Matos , Libio , Pardal Monteiro , e muitos outros . Infelizmente algures o sr. Adelino chateou-se e partiu a pista para nunca mais , ficaram as vitórias e as saudades , abaixo uma foto se alguém ainda se lembra dela ........esta de facto não é a pista mas uma muito muito parecida ...só o carrocel é ao contrário de resto é igual , mas assim ficam com uma ideia de como ela era , MUITO RÁPIDA .

 

 A pista era muito parecida com esta e tinha um relevê no fim da recta    a pista era muito parecida com esta ,tinha um relevê ao fim da recta

7ª- Pista do Fernando Gaspar ( cascais )

O Fernando era já grande entusiasta de slots e carros a sério , resolveu com a ajuda do Carmelo fazer uma pista de madeira , ficou excelente , nunca fiz provas pois não ía muito á bola com as regras do Gaspar , sempre a impôr coisas e a alterar á sua maneira , depois acho que ele não gostava muito que eu importasse coisas que cedia aos outros ...corri aí em treinos muitas vezes e lembro-me de ter batido alguns records com carros de grupo livre e flexis de G12 , também parou, e agora essa pista está com o Reis na Beloura . Sei que participantes assiduos eram o Carmelo , o Chambel , o Oliveira a familia Gaspar , Miguel Braga , Silva ,Fernando Santos , empregados do Gaspar entre outros que não me recordo , foi pena pois estva em local excelente e com hipóteses de continuação dado ser quase particular .

7ª A - Pista do café Maratona em Caldas da Rainha  ( 1966) 

Pista muito engraçada e que teve grandes provas entre elas uma entre pessoal das Caldas e de Lisboa , pena que foi outra que acabou cedo ..inaugurada em 1966 nos anos de ouro da modalidade de slotcars em Portugal .

8ª - Pista Blueking  ( indoor karting de tires ), e depois GAsking ( Porto )

Grande pista , talvez a melhor que alguma vez houve em Portugal , era pertença de um sr. Brasileiro muito entusiasta , contudo a dura realidade de começar a ter pouca gente e só ao sabado ou domingo que ali aparecia , fez com que fechasse ao fim de 2 ou 3 anos . Aí também andávamos com o melhor material , desde S16D , Grupos 12 , Grupos 20 , Grupos livres etc .. grandes campeonatos com provas ás quintas de noite , ganhei aí também um belo campeonato de grupo 20 em que competia muito com  o Fernando Santos o Chambel  entre outros , bati o record dessa pista  com um carro do Max em 2,237 s !!! era a loucura , depois essa pista passou para o Porto ao cuidao do Jorge Cruz ( Gasking) e aí ficou alguns anos bons até que já não sei dela ...aqui abaixo uma foto desta fantástica pista :

9ª Pista da Amadora ( Hobbymodel )

Foi uma pista onde tirámos a barriga de misérias da Madeira por algun anos , estava á frente o João Angeja e ali se fizeram belas provas ,depois o Reis o João Completo o Carlos Albuquerque e o João Albuquerque, tomaram as rédias e continuou até que fechou , palco de grandes provas de 1/32 chapa e 1/24 chapa tive o previlégio de gabnhar algumas e perder outras mas o gozo era muito , era em concept system e uma semelhante está agora no Ovidrinhos slotcar ,aqui vai uma foto comigo a fazer a qualificação em 1/32 chapas Internacional 32 ...:

10ª Cartaxo  pista de madeira

Pela mão do sr. Jaime Ramalho esteve no seu recinto por pouco tempo mas ainda aí corri 2 provas , era bem feita  e côr duvidosa( rosa) mas muito Flat , foi pena acabar mas acho que os participantes eram cada vez menos aqi fica uma foto dela:

11ª - Ovidrinhos  Slot Car ( Concept madeira ) Sintra

PIsta de madeira Concept  já desmontada  , muito semelhante em formato ( para menor) á pista da Amadora, menos bem montada nas ligações ,e com menos corrente e alguma dificuldade de passagem da corrente em toda a pista mas muito interesante , já ali fiz uma prova de Cássicos e gostei , pena é a má ligação entrepontos da pista, na zona perto de Lisboa era uma  boa alternativa em Madeira no ano 2015 . Espaço agradável gente muito simpática e sempre disponivel , no espaço têm uma grande pista ninco para plásticos ,talvez de momento o core do local , abaixo uma foto : Foi pena não terem sabido perceber que a pista de madeira era para carros CHAPA e nada terem dinamizado ou cativado. Pode ser que no futuro isso mude ...

11ª ( B ) -  nova localização Ovidrinhos Slot Car ( Alto do Forte  perto de Sintra ) Aqui o amigo Fernando Duarte montou na cave 3 pistas sendo uma em madeira com 6 calhas (concept) , uma de 4 calhas rallycross , outra de 4 calhas todo o terreno, bom gosto e bem receber são as tónicas deste agradável lugar onde se pode praticar o slotcar na zona de Sintra . abaixo coloco imagens das 3 pistas actuais :

 

12ª - Pista Do Carmelo ( particular  em Madeira ) - Lumiar / calçada de carriche

Esta é a pista atual onde mais competimos, o Berardo Carmelo fez com as suas mãos uma excelente pita de 4 calhas n sua garagem , ali todos os sabado , ou quase ..  nos reunimos para a gatilhada e grandes provas , a grande vantagem é que o Carmelo é um grande entusiasta de slots e grande campeão , sendo que por ser sua poderá durar mais tempo que as outras o longo dos tempos , boa corrente de 35 amperes chega para belos assobios !!! a camaradagem édo melhor , a utilização é gratuit e só ali vai quem o Carmelo entende convidar ou seja não há chatisses !!  abaixo uma foto desta boa pisa na zona de Lisboa nos anos 2014/ 2015 :

13ª SLOT MODEL RACING - Beloura / Estoril-

Pista de Madeira excelente pertença do Antonio Reis que necessita contudo de atenção na trança que descola ainda , era a pista ex Fernando Gaspar e uma excelente alternativa perto de Lisboa para andar com carros mais rápidos como os Chapas ou Escalas 1/24 , aquitenho feito algumas belas corridas de s16D umas ganhei outras perdi , é assim o slot são ,,, no momento é uma boa pista que existe em  Portugal talvez rivalizando com a da Playslot , aqui fita uma foto de parte da pista :

 

14ª- Pista da Póvoa do Varzim - pertença do sr.  Loureiro

Esta pista mantém o Norte ligado á gritaria ...dos chapas , não sei se há mais no Norte mas esta é excelente , o sr.  Loureiro contudo pode ser uma boa pessoa mas infelizmente nos negócios , não actua lá muito bem , sempre com atrasos e mentiras , por isso nada de comprar coisas que não haja stock na pista  !!!! fICAM AVISADOS ....tive a minha estreia nesta pista em 2014 em treino e gostei se bem que algo dificil de aprender ..aqui fica um foto :

15ª Pista de Benfica , anos 80 Av. o Uruguai  desta tenho muitas fotos felizmente ....

Foi durante alguns aos numa cave pela mão do João Completo e amigos a pista de eleição da zona de Lisboa , era de madeira não muito bem feita mas servia para matar a fome ...ali se fizeram muitas provas de 1/24 Grupo 20 grupo 12 e Grupo Livre , nunca gostei muito dela, imitava uma blueking pequena , mas algo estranha , Os grandes dominadores dsta fase eram o João Completo e seus amigos que conheciam a pista muito bem e tinham material á altura , aqui ficam algumas fotos histórias desses tempos aureos :::::::

Na foto de cima vemos o amigo NOBRE o Pedro Clemente ainda miudo, o  Vitor Belo de barba , o Fernando a reclamar ...o Carmelo e o João Completo mais  o Carlos Pereira a olhar para os carros ,era certamente uma corrida de grupo livre !

O Fernando na foto abaixo estava com look Saturday NightFever :) o Carmelo de revolucionário e o Max de Vidrado O Carlos Pererira parecia um policial USA...

16ª Pista do Estrela e Vigorosa ( Vladimiro Barros ) 

ESta foi sem dúvida uma das melhores pistas do País nos anos 80,pela mão do Vladimiro Barros teve o seu inicio, aqui se realizaram muitas provas de slots da pesada , G20, G12 , G livre resistencias etc , bem como uma prova do campeonato da Europa ,que foi ganha por João Vasco . Nunca foi uma pista feliz para mim, aí participei algumas vezes inclusivé numa prova de 24 horas !! com carros asa Grupo 20/27 , o grande dominador era o Vladimiro Barros nesse tempo e foi pena que tenha também acabad esta pista ao lado do estádio do Porto.

aqui uma foto da pista com o Barros ao lado e , retirada de um jornal da época :

Aqui uma foto do campeonato da europa com o Vitor Belo e Fernando Santos com petrocinio CM :) , ao lado do Fernando está o Jan Ekman ao fundo a Mia ( lady slots ) 

17ª Pista do Ginásio VIlacondense ( Vila do Conde - ainda em actividade pelo que sei )

Aqui fica uma foto desta boa pista de madeira que não conheço pessoalmente ,mas parece ser jeitosa:

18ª Pista do SLOTGARAGE  nas portas de benfica , que muito pouco tempo durou infelizmente e era gerida pelo Carlos Albuquerque e João Completo e o Jaime , tinha um traçado complicado , nunca percebi porque ccomplicam o que é fácil !!!

19- Pista de Madeira no Largo do Calvário em cave de café, anos 70 

De facto esta ainda a cheguei a ver mas não tenho fotos nem me lembro bem dela, sei que era na cave do café e tinha janelas que se viam os carros a andar da rua ...acabou no final dos anos 70 ,...

20ª - Pista no Café Londres ( Bólide ) , av. de Roma / Praça de Londres 

Esta não cheguei a conhecer , sei que era muito frequentada estava no eixo premium das pistas de lisboa dos anos 70. Era onde neste momento está o novobanco, em frente onde era o cinema LOndres e ao agora  Mcdonalds. A pista estava na cave seria parecida com a do jardim cinema mas talvez com rectas maiores . Em baixo uma imagem da época onde se vê o café londres .

21ª - Pista do SCVS em Felgueiras ,iniciada em 2005 entretanto já desactivada

Não tive oprórtunidade de conhecer mas sei que era uma excelente  pista ,pels mãos do Jorge Sousa tornou-se um acso de sucesso e a Meca da tecnica slot nos anos de 2005 a 2010 , ali se faziam n campeonatos algusn de carros da pesada ( G12 e mais evoluídos , bem como vários com motores tipo Falcon mais acessíveis , foi pena ter acabado , mas o bicho ficou lá ....aqui uma foto da pista :

22ª- Pista da Stop And Go , Porto , entretanto também já desactivada

Era um complexo de luxo como se pode ver pela imagema abaixo , certamente que criou muitos slotiostas no Porto que hoje ou não estão a competir ou passaram ppara outros locais , se calhar a fazer plásticos ...que remédio ...

23 ª - Pista em Coimbra  (Vigor SC , Fala, Coimbra )  , entretanto também já descativada

Era uma boa alternativa na zona centro do país e certamente bem servida pelos conhecimentos do amigo Pedro Mizarela , mas também esta finalizou infelizmente , aqui uma foto desta pista de Coimbra que era a antiga pista da Póvoa .

24ª SLOT ARRÀBIDA ,  em Azeitão , ainda em actividade com a sua pista de madeira e mais  pistas temáticas .

Esta pista propriedade do sr . Cunha é muito boa , em boa hora se lembrou de a fazer em madeira que tanto dará para  chapas , como plásticos, com a vantagem do piso certo e maior fluiidez e resitencia . os contactos se bem me lembro são em fita de latão , e o piso é bom para rectificar pnneus , parece lixa :) , o que dá boa aderencia mesmo aos plásticos , o sr, Cunha tem ali uma loja recheada de coisas boas de slot e radio controlo , uma pista  não perder bem como so seus campeonatos sempre regulares .:

25ª SCCL ( slot Car clube de Lisboa ) , pista em calha Carrera .

Bem no coração de Lisboa perto do Hospital de S. Maria está esta pista rápida de 6 calhas Carrera , podes andar com o teu slot plástico ou mesmo chapa se com motor fraco , é um clube para os seus membros , que também realiza provas , por ali encontrarás certanmente os amigos Chambel , Ramalho , Ivo , Pedro Clemente ,entre outros habitués destas andanças , e porque não, é em Lisboa , não sabias ??

 

26ª AE SLOT CLUBE - CACÈM 

Cheguei a correr nesta pista no Cacém numa cave de um café , foi aqui a minha primeira vitória e prova em plásticos com um Slotit  Porshe 956 a pista era muito boa ,o ambiente também , foi certamente muito importante para o desenvolvimento da modalidade slotista nesta zona , contudo sei agora que esta pista mudou para outro local no Cacém , mas continua portanto com alguns problemas iniciais , mas vai ficar , ainda BEM !

Na foto em baixo , lá tinha de estar o Fernando Santos ,,,ainda com look  de cabelo lateral ..

27 ª Promoslot-   Povoa do Varzim = pista nº23 

NUnca fui a esta pista mas parece ter sido muito gira , talvez a antecessora da atual pista do Loureiro, inicialmente teria esta pista depois passou á foto da pista nº 14que está ali atualmente , e esta passou para Fala ( Vigor Sc , Coimbra como na foto da pista 23 ) , e está esta desactivada pelo que sei .

28ª - Pista do Luis Bragança  em MAFRA

Não conheci esta pista ,mas o pessoal diz que era boa e incentivou muita malta neste hobby , a distancia para Lisboa era um entrave , nada que o Datsun 1200 S1  do Luis não resolvesse ....não tenho fotos , mas , fala-se de bom material á venda e do Luis a rectificar pneus com uma faca :) devia ser giro ...A pista tinha 2 rectas e uma ponte , sendo mais ou menos as rectas do tamanho da pista do Jardim cinema .

29 ª - Pista de slots no Parque Mayer ( num primeiro andar )

Ainda cheguei a andar ali com um carro de aluguer, lembro que a pista era pequena e os carros de aluguer eram Cox de 1/24 , antes de o Parque Mayer acabar como parque de diversões já ela tinha acabado e dado lugar a Flipers ...Os carros tinham 2 patilhões para não sairem , e guiava-se girando um volante , nas curvas , se o volante não estivesse bem o carro parava ...

30ª - Pista do Paladium ( Restauradores )

Sei que aí houve uma pista acho que no 1º andar , não a conheci tenho pena , mas há malta que fala dela , lembro-me de ver bilhares e snookers  mas a pista já não a vi , se alguém tiver informações envie sff .

31ª - MiniAutorama , Rua António Pedro  em Lisboa

Sei que aqui houve uma pista nos anos 60 , mas nada sei dela, a não ser que tinha um grande Relevê em que se os carros não iam com pastilha até podiam cair para o fundo ...uma vez que naquela época ainda se usavam muito os pneus de borracha ( por vezes dura ) ,agradeço que quem souber algo me informe .

32ª - Pista da Feira Popular de Lisboa , quem se lembra desta pista ? era relativamente pequena mas tinha uma particularidade , conduzia-se quase como um automóvel , pois tinha de se rodar o volante para os carros andarem bem , estes carros em regra tinham 2 patilhões para não sairem , o que inviabilizava a utilização de carro próprio , acabou antes da feira fechar , mas em termos competitivos não tinha valência 

Era algo parecido com a foto abaixo tinha uma redoma da vidro , quem se lembra ?

fica o testemunho .

33ª - Pista Adrenaline  Lumiar , Quinta das lavadeiras - Lisboa

Este espaço com 2 pistas uma boa Carrera e outra Ninco tem realizado nos ultimos anos muitas corridas e proporcionado aos pilotos de Lisboa bom entretenimento slotista , de inicio estava em Odivelas  pelas mãos do Sr . Fell , e agora ao cargo do sr . Raul Guerreiro que abre todas as terças . quintas e sabados . è um espaço agradável de bom convivio , sempre com pessoal a gatilhar diversos modelos desde os plásticos aos chapas ou escalas 1/24 , é uma das boas opções para gatilhar na zona de Lisboa ., como sempre ...nas fotos lá está o Fernando Santos !!! :)

34 ª - Pista do Slot Clube de Albufeira ( ninco ) Galé / Albufeira ( Agora na Marina de Albufeira em 2020 )

ESta pista era uma ninco de 8 calhas como podem verificar pela foto abaixo , estava numas instalações perto dos Salgados / Galé a meio caminho entre Albufeira e Armação de Pêra . O Espaço era bom ,muito bom ambiente e o pessoal andava com carros de plástico e também faziam umas coisitas com chapas de 1/32 que com motor JK e patilhão ajustado á calha ninco , dava  para uns picanços . Aqui treinei com o meu JK 1/32 e só é pena a calha ser ninco pela pouca largura e profundidade do slot . Ali poderiam encontrar diversos amigos como o VItor Belo, e pessoal interessado em dinamizar os slots no Algarve . Agora com mais corrente ( cerca de 10 amperes por calha ) e novo traçado como abaixo se mostra . Entretanto esta pista foi desmontada e colocada uma pequena parte na Marina de Albufeira em inicio do ano 2020 ,com 6 calhas e sem pontes , para uso comercial num 1º andar de uma casa de jogos , ver foto por baixo  baixo destas 2 anteriores :

35ª  Pista do slot clube de Santo André ( perto de Sines ) no clube petrogal 

Esta Pista descobri-a recentemente já em 2015 , terá cerca de 6 anos e é feita em madeira , de inicio teve um piso com tinta de epxy que estava mais adaptado a usar carros com pneus de esponja e chapas , mas pelo que nos dizem dada a fraca adesão do pessoal local , depois terá passado o piso para tinta de óxxido de ferro como a pista do slot arrábida , assim sendo não é viável usar aditivos , contudo dará bem para plásticos e chapas sem aditivo dado ser uma pista de 1/24 . Parece muito bem construída , só faltará haver mais pessoal a gatilhar por aquelas bandas para manter viva a chama dos slots em Santo André .

36ª  Pista do BELAVISTA SLOTCLUB  , inaugurada em Setembro de 2015 perto de Lisboa em Póvoa de Sta Iria , trata-se de uma pista de calha Carrera com 43 metros e parece muito fixe . Tem um Relevê  grande o que deve dar para alguma velocidade sem tirar o DEDO ! 

Em breve terei oportunidade de visitar esta pista e nela andar , nem que seja com um plástico ...

Bem Hajam pela iniciativa ., abaixo uma foto desta pista :

37ª Pista do Orfeão de Matosinhos , deverá ser anos 60 ,quem se lembra dela , foto partilhada pelo amigo João Tavares no facebook 

38ª Pista do Vitor Belo em Albufeira , pista em madeira com 2 calhas construída pelo próprio Vitor Belo ,praticante de há longos anos e que assim tem uma pista para si e amigos ondde se pode acelerar com carros de 1/32 e 1/24 quer sejam plásticos quer sejam chapas.

aqui se coloca uma foto da pista , algo sinuosa ...e do recente record batido em 2016 por um carro dde 1/32 chapa JK rtr com carroçaria audi R15 .

 

39ª - Pista particular em Lisboa , de um Grande amigo meu  ( Abril de 2017) , esta pista em calha carrera de 4

Calhas , muito gira e competitiva , para os amigos disfrutarem de picanços nos tempos livres , dado ser privada não coloco a sua localização 

40 ª - Pista Playslot ( Lisboa / Povoa de St. Adrião ) , activa desde 2016 .

Esta é a nossa pista , pertença de um grupo de carolas , que se deu ao trabalho de a construir. Esta pista surge quando o REis informa o pessoal que iria acabar com a sua pista da Beloura .. , ora , face a este acontecimento ( que não se viria depois a verificar ) , e na eventualidade de nos vermos forçados a avançar com alguma coisa para prossegir os Chapas em Pista de madeira , resolvemos fazer uma pista de raiz .

Um grupo de 8 amigos ( Carmelo , Pontes , Max , Salreu , Lacerda , Pedro clemente , Chambel , Oliveira ) dividiu o valor total e arranjou-se um local condigno e espaçoso na Povoa de St. Adrião ( fim da calçada de carriche ) .  A Pista foi construída á mão pelo Carmelo e pelo Max com alguma ajuda de outros por vezes , e ficou um MIMO ! è de momento a melhor pista em Portugal para a prática de slotcars , tanto na vertente de Chapa como até mesmo plásticos 1/32 .

Tem 6 calhas e 42 metros com fontes de alimentação de 30 amperes por calha , e muito flat , ao estilo moderno . Possui contador de voltas digital e monitor LCD , tendo boas condições para a prática deste hobby .

em baixo podem ver imagens desta nossa pista que está aberta a todos que nos queiram visitar     https://playslot.webnode.pt/

41ª  Pista caseira e particular, do amigo Paulo Caqueiro, do Algarve( em Tunes)

Trata-se de uma pista particular 17 metros , feita em madeira ( MDF 10 mm) e contactos em fita de cobre, com 3 calhas , corrrente 3x 8,5 amperes, recta maior com 4,4 m e ocupa 5,40x2,00 m, o que dá mais  que suficiente para uns belos picanços ...a pista está ainda em fase de acabamento mas já muito adiantada, e pelo que se vê com muito bom gosto, uma alternativa quando estiver no Algarve para umas belas gatilhadas. O amigo Paulo está em vias de fazer outra pista de rally ( 1 calha ) , e colocar nesta de 3 calhas contagem com base na teclonogia Arduino e ligada a PC . Abaixo 4 fotos da pista.

  

42ª Pista de Almada 

43ª  Pista de Setúbal 

         Aqui funcionou uma pista de madeira ( a 1ª vinda da slot arrábida e uma ninco )

44ª Pista Diorama ( Setubal / Corroios ) 

Ali funcionavam 2 pistas , uma de rally  e uma ninco abaixo 2 fotos 

45 ª Azislot ( Golegã ) 

46ª - Pista em Faro ( de meados de anos 60 a inicios de década de  70 )

       Esta pista estava localizada na rua Justino Cùmano quase a chegar ao largo do mercado ( Sá Carneiro) , era uma pista de madeira             com 6 calhas e cerca de 35 m , ali se alugavam também carros e punhos da Cox, havia fernesim pois era o hobby da moda nos finais de 60 , já havia pilotos quase PRO e outros mais novos a tentar rivalizar ...infelizmente não possuo fotos desta pista mas fica aqui o testemunho do amigo José Francisco, que,  ali em tempos andou com os seus carrinhos de 1/32 Cox ...

 

47ª  PIsta do CAC secção de slots  ( Coimbra )