Peripécias e Memorial de provas onde participei ao longo de +40 anos

1-Começo esta descrição histórica pelas 1as. provas onde participei na saudosa pista do Jardim Cinema , tive então a sorte de conhecer ali um amigo o MAX , que é talvez a pessoa que conheço com mais habilidade para fazer tudo , inclusivé slots e chassis .

Contudo antes iniciei com este BMW 635 CSI com motor Cox , e levava porrada até aprender ...:

Pela mão dele  ( Max ) lá fiz um chassi de entre o 1/32 e o 1/28 em latão , e preparei 2 carros iguais com um motor mabuchi 26D ( andava que se fartava ali naquela pista e era baratinho ) , um carro para mim e outro para um amigo José Francisco com o qual fiz equipa  ( CASIO / MARES SUB ) . O Chassi era de latão branco, e arame e vareta de latãoe tinha basculação , fazia os chassis no emprego pela SUrra..limava cortava etc .. A relação era uma cremalheira Cox 32 dentes sidewinder , eixo de 1/8 roscado , pneus feitos de espuma ( feitos á mão num berbequim ) ,carroçaria feita de radiografias do meu avô Hermenegildo Alves Pontes . O motor Mabuchi 26D vinha da Alemanha ,era baratinho e andava bem , como a pista tinha pouca corrente esse era o motor ideal ( 70 voltas de fio 0,23 mm).

Logo se fizeram ali provas aos sábados à tarde , e pasme-se conseguíamos ter para aí 70 pessoas a andar numa tarde , grandes campeonatos ,grandes picardias , destaco como grandes rivais dessa altura o Vitor Belo , o  Rui Capucho , o António Freire , o Santos Costa , o Max ( Carlos Gonçalves ) , O Jó , o José Francisco meu parceiro do team o Rui Magina , o Lacerda , o Munhós , o Jaime Ramalho ( grande bobinador ... ) , o José Mariz grande adversário ... o Nobre, o Pedro Salreu , o Pedro Pardal Monteiro ,Fernando Santos , entre outros .

Valia quase tudo ...e talvez daí o sucesso , era ver centenas de pessoas ali á volta da pista ( os bilhares e matrecos até ficavam vazios ...! , e as namoradas a contar voltas por fora a ver se não havia merda ...

 

O mais carismático era o Santos Costa que com a ajuda do Freire tinha sempre material de 1ª mas  , eu era melhor !!! o meu carro era quase imbativel com a sua carroçaria Can am feita de radiografias do meu  avô !!! podem ver esse carro na pagina inicial , foi o meu melhor carro de sempre , tantas vitórias seguidas e que satisfação . Lá ganhei esse campeonato e foi o meu inicio nestas andanças das provas , que nunca mais parou .A Minha casa na altura em Campo de Ourique era o must da tertulia slotista , pois eu dava-me ao encargo de importar da Alemanha e dos States algum material de elite que era necessário para estar na frente .

Penso que por essa altura apareceu o Fernando Santos , não me recordo bem , tinha talento que chegava para todos e também inteligência para evoluir como preparador que ainda hoje é . Já o Jaime Ramalho que estava no IST  preparou uma bobinagem especial para os motores  Mura que lhe dava grande vantagem, escolheu os magnetos de acordo com a bobinagem e começou a aplicar os seus conhecimentos de engenharia para fazer um motor adequado ao Jardim Cinema ,  e , no 2 º Campeonato do Jardim Cinema foi ele o grande dominador , eu e outros por mais que nos esforçásse-mos não íamos lá ... O Jaime até para me afastar da luta pelo campeonato arranjou um colega de equipa o Rui Magina com o mesmo motor , e vendeu ao Vitor Belo um induzido especial para que este ficasse  á minha frente , mas eu sou RATO , e na primeira oportunidade que tive  saquei o induzido ao Vitor para rectificar e equilibrar ,  e sem eles saberem , corri com ele na ultima prova que ganhei ....! são estas e outras coisas que nos fazem rir muito hoje passados 40 anos !!! aqui fica uma reportagem do jornal MOTOR  sobre as provas no Jardim CInema :

2- Outra prova Mitica foi na inauguração da pista de campo de Ourique do Luis Bragança que foi grupo livre acho eu , a pás das tantas o Vitor Belo leva uma mocada no carro dele e vai parar ao chão ...ora o bom do Vitor desata aos pontapés ao carro no chão a gritar  " querem te partir ..mas quem te parte sou eu !!! " já não me lembro quem ganhou essa prova mas disto nunca me hei-de  esquecer .

3- NUma das provas iniciais da primeira pista do Adelino na Amoreira ( Café Ceifeira )  , que era ainda um pouco tosca  com contactos em Ouro MOuro etc ,, o Vitor Belo , grande quimico desta área slotista , ou não fosse farmaceutico , desata a usar um aditivo especial ,,, que era segundo ele  aditivo redex para óleo com adição de açucar , escusado será dizer que de aditivo era pouco , mas depois de secar  AÇUCAR era muito !!!! Numa ocasião resolvemos fazer uma prova de 24 horas ! era a loucura , valia tudo , motores até g livre , chassis loucos foi usado o material mais moderno naquela época ( finais anos 70 ) . lembro-me que quem venceu fopi a equipa do João Vasco com o Franjas e material de elite chassis Mack e motores Steube , em 2º ficou a minha equipe Fernando Pontes , José Francisco , Pedro Salreu , Vitor Belo , em 3º a equipa do Carlos Fernandes com o Fernando Santos , Santos Costa e Freire , dos outros sinceramente já não me lembro os lugares mas participarem o JUlio , o O´Neil , o Brito , o Antonio Matos , o Pardal Monteiro e pessoal da Amoreira ,lá da pista . Foi uma grande canseira :) mas divertimo-nos e aprendemos muito ...

4- Numa das provas do jardim cinema já iam os tempos avançados por aquelas áreas de provas , o Santos Costa importa um punho que na altura era a coqueluche da época , chamava-se BIRD  e era um Parma turbo com reistencia bobinada  e o contacto tinha suspensão com uma mola , esse punho depois foi copiado n vezes pelo Carmelo  que os fazia muito bem e com n resistencias intermutáveis , ora  a graça foi que nessa inauguração do Punho  ele apareceu todo emproado  e eu apareci com o meu novo , que não era nem mais nem menos que  um simples botão de campainha ...ou seja tudo ou nada , e não é que ganhei a prova ... :)

5-Não era prova , mas os treinos meus e do Max na Costa da caparica na pista META , davam risada , os nosso carros eram por demais evoluídos em relação ao que ali costumava andar , o Max fazia e copiava os chassis Americanos e usavamos motores Mura NCC20 que eram novidade na época , acontece que aparecia ali un grupo de malta de Lisboa  ,acho que do Stand Abrantes , e era levarem ratada que até fervia ... eles entre eles gritavam , " è Rá de Orelha .... " cada vez que pássávamos por eles .,.era um gozo desgraçado , tal era a diferença , entretanto o sr. Santos  o dono da pista ( desconfiado como o raio ) lá ía rodando o ponteiro dos relógios , " São mais 15 minutos ó sr. Santos ... " O carro do Max tinha um chassi feito por ele em latão o tal motor Mura NCC20 ( caixa verde ) e uma carroçaria Mclaren M20 lexan laranja , que grande carro ...curvava e andava como nenhum outro, pneus de espuma laranja ou azuis claros ( era o que havia na altura ) curvava bem mas a pista não tinha assim tanta aderencia, a corrente não era muita , os motores apitavam pouco, mas face ao Jardim Cinema já era uma evolução cse dizem que ali  conseguir andar com um Mura . Pena é que não houvesse qualquer contador de voltas ou tempo , segundo dizem outrora ali houveram corridas a sério...só se fosse em outras pistas entretanto já desmontadas á data em que conheci a META .

6- No ultimo campeonato a sério da pista da Amoreira  de Grupo 20 ,  no fim da ultima prova perdi  para o meu rival nesse campeonato o Vladimiro Barros , foram 12 provas , 6 ganhei eu e 6 ganhou ele ... ficou decidido que de seguida se faria o desempate  sómente entre nos os 2 uma corrida . Ora eu estava lixado pois tinha acabado de perder a prova ...e seguia-se outra , a minha sorte foi que ele , para ter ainda mais vantagem utilizou um carro novo emprestado pelo João Vasco  que era feito em Inglaterra pelo MAC , mas , digo foi a minha sorte pois , ele não estava minimamente habituado ao carro e azar do caraças perdeu a prova !!! ou seja ganhei esse campeonato com o meu velho carro com chassi MAX e motor proslot G20 já com 12 provas em cima ,, foi a maior taça da minha vida  , tinha 1 metro de altura !!!!

7- Na grande  " SECA " ou seja interregno sem pistas de madeira por perto de Lisboa , tive uma recaída e entrei nos plásticos , fui competir com o José Domingues numa prova de plásticos de resistencia no cacém AE slot clube , com um slot it porshe 956  Canon , e com um novo punho feito de propósito pelo Difalco para mim e plásticos ( deve ter sido o 1º punho que le fez para pl+ásticos ... ) e não é que ganhei a primeira prova de plásticos onde entrei !!! o pessoal que não nos conhecia ficou de boca aberta ...mas logo veio o remédio e o cartaxo lá fez uma pista de madeira e deixei de Plastificar ....:) mas nunca se sabe .

8- Campeonato da Europa de Slots no Porto ( pista estrela e vigorosa) 1983

Lá fui eu mais o pessoal de Lisboa todos convencidos que éramos os maiores ,,,nos treinos, os Camones nomeadamente Filandeses levavam cada aviadela do Meu proslot Glivre 27/28 quee até criava bicho...eles era só despistes , o outros colegas de Lisboa lá iam andando mas o João Vasco também dominava os treinos . Vamos para a corrida e fiz o 5º tempo de qualificação e fui parar ás qualificativas , estava eu a andar como o Caraças e despistei-me ora para meu azar um grande amigo meu o Freire , com a pressa ,colocou o meu carro noutra pista e PUM, partui-se ao meio no fim da recta !!! acabou para mim . Na Final couberam 4 portugueses o Miro o João Vasco o Carmelo e o Fernando Santos, estava a prova a andar alucinantemente com o João Vasco na frente por 2 voltas , quando no fim da ultima calha ele grita para mim e para o Fernando Santos que o astavmos a assitir que o carro não andava e opatilhão estava partido ... ou seja o lider estava em vias de extinção :) e só havia 2 minutos de intervalo para mudar motor e patilhão ! Agguém acreditava que eu e o F.Santos íamos conseguir mudar isso em 2 minutos ? nem o JOão vasco que até tirou o punho , coneça a prova e GRITAMOS nós João anda está pronto , ELE não cria acreditar ... e GANHOU , para mim foi como se eu ganhasse , fizémos um trabalho só ao nivel dos melhores do MUNDO , alucinante !!! aqui fica a reportagem do Automundo  e a foto.

9- A Moda das malas de madeira ...

Começou por ser em malinhas , caixinhas etc .. mas cedo se tornou evidente nos anos 80 que quem não tinha uma mala de madeira para meter os carros e as ferramentes não era NADA ...cede começaram a aparecer malões ...eu tenho um que me custou a fazer como tudo com o meu amigo José Francisco , mas lá a fizémos , ainda a tenho , hoje por exemplo podes observar o Fernando Santos em provas onde exibe a sua mala OFICINA que tem tudo até electricidade , dremel , rectificador de pneus ,de induzidos  etc , e um dia terá carregador de magnetos :) , hoje o pessoal usa mais as malas de aluminio ,são mais leves mas talvez menos completas ! foi uma moda .

10- Provas de slots na Pista da Amoreira à noite de sabado era do melhor ...

Começava sempre pela ida que já era uma aventura ...eu não tinha carro ía com o José Francisco no mini dele ou com o Freire no fiat 600 , ou com  o Max na 4L ou com o Munhós na carrinha gamada ao pai :) etc.. Encontravamo-nos sempre ali num restaurante da rua Luis de Camões e aí se decidia quem levava o carro , lá ía o pessoal carregado de maletas , o Max sempre exibia todos os sábados o seu novo chassi feito á mão e cada vez eram melhores !!! , Quando se íaa com o Freire era giro , pois o 600 ao chegar á curva do Mónaco começlava a chorar ...era o radiador a deitar vapor por ter aquecido , metia-se água de um garrafão sempre á mão e lá segui para a Amoreira ...Ali chegados era treinar e começar as provas . As namoradas e as mulheres dos já casados ficavem no rch do café a comer bitoques , bifanas e pregos , e o pessoal ía para a cave onde esta a pista e começava a gritar com o sr. Adelino ( o dono do café >)  então ó sr. Adelino quando é que isto começa ??? era sempre lá para as 23h ou seja chegava-se a casa sempre pelas 4 da matina ....após as primeiras mangas o João Vasco entediava-se e lá ía ele jogar Flipers para desanuviar , o Franjas gritava Atenção , Atenção , o Miro gritava " O Meu Primeiro " o Santos Costa estava sempre a dizer " Estás a ver isto Fernando , isto assim não pode ser , o Freire gritava " Gritaria ..." o Munhós ía lá acima fazer uma ganza , o O´Neil e o Brito traziam as canecas para a pista e era de aditivar com cerveja ..o Vitor Belo toca de passar REDEX com açucar na pista , ( era um novo aditivo ) , eu preocupado com o carro a ver se conseguia ganhar aos Demais lá ía falando com uns e outros , o Zé Francisco a segredar comigo " Olha aquele quase a dormir .. , O Julio preocupado com a Namorada que já estava lá em cima há muito tempo sem os gatos ..no fim era uma noite bem passada entre amigos

11- Peripécias do Jardim Cinema Slots , anos 70

No meu incio a pista do Jardim Cinema era o que conhecia , ali ía com o meu carro fraquinho que comprei a um amigo, tinha um motor 36D daqueles gigantes , uma cremalheira que dava para uma casa de familia ... e pneus de esponja feitos por mim á mão com um berbequim...eram laranja . Ali apareciam para andar 2 pessoas que eu não conhecia mas que admirava muito os  seus carros por serem bem mais rápidos que o meu . Um era um tipo baixinho que chamávamos de " o Puto " que quando aparecia ,,,eu por vergonha tirava logo o meu carro da pista ..Ele tinha um chassi Dynamic com abas de latão e uma carroçaria Can Am tipo Maclarem M20 e um motor Dyna 26D , o Carro andava como o caraças era o carro mais rápido que alguma vez ali vi andar ...Ele chegava colocava o carro na calha vermelha  ,que era a 2º de dentro , e brotava de uma botija de gasolina de isqueiro  comprada no quiosk á porta ,nos pneus de esponja e acelerava ...o carro patinava ali uns segundos e depois ....era o diabo dava quase 2 voltas enquanto eu dava uma ! o Sr . Ramos , o empregado da Pista ,se bem se lembram os que o conheceram, olhava por cima dos óculos para não gastar as lentes ...ele não gostava nada de carros muito rápidos pois espantavam os clientes do aluguer .

Relembro também um malta que aparecia com os seus classic e russkits a andar muito bem e tinham um condensador ligado ao patilhão para dar mais pastilha !!! era um regalo ver andar esses carros e também os que ao travar levantavam a traseira , os classic Stinger que podes ver neste site .

12- Prova Do Europeu em Paris ano 1983

Decorrente da vitória do João Vasco no Porto na prova do campeonato da Europa de Grupo livre , foi decidido ir também á prova seguinte , para tal contactei com o Joel Montague da Camen pedidndo o sponsor para este piloto Português poder representar a Camen nessa prova , e com boas chances de ganhar . Foi aceite , e o Joel ficou de enviar 2 set ups ( caixa+cabeça)  revolucionários na época " Peanut " que ainda não estvam em comercialização , portanto prótótipos . Ora eu como preparador do carro do Joâo Vasco logo arranjei uns 2 belos induzidos 18T 24 AWG , recalibrados , que tentei meter dentro dos set ups novos entretanto chegados dos States ...mas porra , após os ter enfiado e na rodagem verifico que estão a bater nos magnetos de cobalto !!! telefonema para cá , telofonema para lá , percebemos que os setups  vinham com um air gap ( folga entre o induzido e os magnetos ) de .500"  quando os induzidos que tinhamos eram também em .500 !!! ou seja não cabiam , o João lá foi para Paris tentar resolver ., mas essa prova não correu assim tão bem ..e  esta tentativa de piloto oficial Camen ficou pelas couves ...

13- Após as provas do Jardim Cinema 

NO dia seguinte estava eu ainda a dormir de manhã lá aparecia em minha casa o Santos Costa , tocava e a minha mãe ía abrir , eu ouvia logo a voz dele , ía para a cozinha falar , depois era um gozo o que ele dizia á minha mãe , " Oh dona Guilhermina , ele usou uma relação de 9 / 38 assim não dá ninguém consegue apanhá-lo  ( estava a  falar do meu carro que ganhara a prova do dia anterior ...) , como se a minha mãe percebesse alguma coisa do que ele estava a dizer :) ....Eu por meu lado para manter a hierrarquia e as vitórias estava sempre um passo á frente deles , ía revelando algumas coisas , mas só quanddo já tinha algo mais para continuar a dar-lhes na cabeça ...

14- Mais recente 2014 / 2015 , provas na pista do Carmelo ( pista de Madeira particular em Lisboa ) , ali fizémos e fazemos n provas de Chapas 1/32 e 1/24 , a pista é relativamente pequena mas muito gira , 4 calhas e boa amperagem . Aos sábados de tarde ali se reunia o pessoal ( agora vamos para a Playslot )  e nas provas era um gozo tremendo :

O Chambel com o seu lenço na cabeça, braço ao peito com um lenço , e gestos á NINja espremia a sua cara na tentativa de ultrapassar os outros , o Rui Capucho com os seus motores Xilreantes que mais parecem Berbequins ...lá fazia pela vida , o Max na sua Calma lá ía dando voltas , o Pedro Clemente muito concentrado a ver se não saía , o Carmelo sempre no limite a ver se conseguia ganhar , o Oliveira no seu bom feitio dizia então ó Meu ... o Pais sempre a dizer que o seu carro não andava nada , ( mas era sempre o que andava mais ...) o Domingues com as suas teorias fazia de propósito para ser dos ultimos ..e eu , sempre a ver se ganhava ao Carmelo ( nada fácil !!!) lá ía aparecendo com as novidades dos States , ganha-se umas perde-se outras ,,, No fim das provas , havia sempre um lanchezinho  e uma Matraquilhada  da grossa nos matrecos que o Carmelo comprou . Eram assim as tardes de camaradagem sã. Parece um livro dos SETE :) 

15 - Provas á noite na Pista da Adrenaline  em 2016 / 2017 

EStas provas numa excelente pista de plástico Carrera ali no fim da Calçada de carriche ( aliás a Calçada de carriche está para os tempos modernos , como o eixo Av. Roma / Saldanha estava para os anos 60/70 nos slots , são a MECA ...Nestas provas também de muita sã camaradagem , que o Sr. Raul dono da pista promove , aliás ali andamos com quase tudo ( chapas  1/24 , Plafits 1/24 , plásticos 1/32  etc .. ) , Nestas provas nocturnas somos sempre poucos , mas bons ! NUnca falta o Rui Costa ( aliás acho que ele não falta a nada ,,, ) o Chambel , o Hugo Chaves , o Rui Santos , o Luis Ramos o Pontes  e o  Oliveira , entre outros . Dá gozo ver a malta a evoluir , este pessoal que é mais oriundo dos plásticos , está a começar a perceber de chaparia ... e já fazem mossa ! O mais giro é ver o sr. Raul ( dono ) a tentar inventar coisas nos carros , algumas mirabulantes como colocar partes de outras escalas ou Scaleauto nos chapas actuias Americanos ...normalmente não dá bom resultado ;) . Tiro o chapéu á carolice destes srs . já com uma idade razoável e que continuam a batalhar para que tenhamos umas noites divertidas , os resultados são sómente um pormenor , o que interessa é divertir , bem hajam !

16-  Fevereiro de 2018 , Prova de Resistência  2 Horas na Pista Adrenaline 

Com carros de 1/24 Chapa , carroçarias LMP1 . Estava-se na fase final da prova e antes da ultima calha de 20minutos havia uma decisão para o meu carro que seguia na frente com 9 voltas de vanço sobre o 2º classificado o Carro da equipa Adrenaline 2-- Os pneus estavam muito baixos no nosso carro e , seria que iriam aguentar os 20 minutos finais e na verificação técnica final passarem com os 0,6 mm de altura ao solo ??? ou teríamos mesmo de parar para trocar pneus ?? A equipa adversária já tinha acabado a sua prova e nós teríamos no minimo de fazer 209 voltas para os bater ...Em Tempo útil tomei uma decisão Não PARAR , e fazer os restantes 20 minutos  ao um ritmo bom mas menos forte que até então de modo a POUPAR AS BORRACHAS .. e chegar bem ao fim com a vitória . Ora tudo a 100 %  Vitória por 4 voltas e pneus mesmo no limite mas legais !! Foi uma decisão Dificil mas que deu uma vitória .