Praticantes que conheci e conheço e suas caracteristicas slotistas

Gostaria de começar pelos mais presentes ou seja praticantes da actualidade ano  2015 , a ordem porque aparecem não tem a ver com nada ,é á medida que me vou lembrando deles :

Diamantino Almeida : Nos anos 70 éramos unha e carne os melhores amigos, partilhávamos os carrinhos de slot e a maluquice, com o pouco dinheiro que havia lá se comprava o que se podia para dar ratadas no jardim cinema aos Domingos de tarde, era Cortador de profissão mas não cortava nada na amizade, mudou para Almada e deixei de ter contacto com ele mas era um bom slotista ...

Max  ( Maximiliano Almeida  ) - talvez um dos mais antigos á data praticantes de slot da velha guarda , foi apanhado pelo slot no jardim cinema e ainda passou pela pista do Circuito nos anos 60/70  , grande amigo e grande preparador , com muito know how sobre como tudo fazer , inclusivé cortar aço mola com régua e lápis ( não é  ó Rui Capucho ... ) gosta de participar , tem mais gosto por ver os seus carros ou chassis andarem bem seja com quem fôr , gosta mais de preparar e ter carros bonitos . Frequentou em tempos idos as pistas do Jardim Cinema , Circuito , Paladium , Café Londres , Meta ( costa da caparica ) as pistas do Luis Braçança em MAFRA onde ía muito com o surdo ...de taxi , do Estoril praia , de Campo de Ourique , a pista do Fernando Gaspar , as da Amoreira , a do indoor karting Blueking , Benfica ,  e recentemente a pista do Carmelo . Saudoso dos chassis antigos como os Cucaracha e Dynamic ds anos 60/70 mas rendido á actualidade dos chapas com o AÇO , se alguém sabe fazer algo , é o MAX . Grandes Chassis fez o Max , para mim é o melhor do Mundo ! ganhei com os seus chassis N campeonatos . Guardo na memória as viagens fantásticas no seu mini 1000 ou no meu fiat 600D à pista da Costa da caparica ( META ) onde disputávamos grandes picanços de RadioORELHA  com o pessoal , com os chassi do max e motores inovadores á Altura os MUra NCC20 ... grandes máquinas, depois era pôr os carros a apitar nos contactos da luz interior do Carro  até a bateria começar a dar o berro ...grandes tempos ! e meu grande amigo para sempre .

Berardo Carmelo - Um dos mais competitivos praticantes de sempre , sempre ganhador em tudo o que participava e participa , tem jeito para slots e radio controlo , Excelente preparador e também é dos que sabe fazer bem ! Penso que terá iniciado na época do Luis Bragança com os slots e passou pelas pistas de Jardim Cinema , Benfica , Fernando Gaspar , Póvoa do Varzim , Blueking , EStrela e Vigorosa Porto , e recentemente a sua própria pista que fez com grande qualidade . De momento é o grande adversário e candidadto a tudo ganhar neste hobby . Como pessoa é do mais frontal que há e como piloto não dá tréguas ,sempre recto nas regras e tudo tem de ser correcto, e todos hoje temos a agradecer o ceder a sua pista de madeira gratuitamente para o bichinho ainda mexer ...

Fernando Santos - Iniciou-se nos slots no jardim cinema , lembro-me dele nas pistas da Amoreira , talvez o mais rápido piloto de slots de sempre , grande preparador sabe o que faz e como fazer , por vezes alguma tendência para o exagero e nalgumas ocasiões alguma tentativa de faralhisse ...o que na minha opinião nem necessitava , competitivo com qualquer tipo de slots nem que seja uma tábua com rodas , não dá tréguas em prova e se está por dentro cuida-te !!! tem preparado alguns carros para outros pilotos nomeadamente para o Chambel com provas dadas de qualidade. Tem virtudes e defeitos como todos ,mas para mim é um amigo contra quem sempre gostei de competir e discutir técnicas.

João Completo - Também não sei onde se iniciou , lembro-me dele na pista de benfica , muito competitivo , a par dos 2 pilotos anteriores é um dos mais carismáticos e poderosos pilotos e preparadores Nacionais , sempre com a mania exagerada das regras que depois  ás  vezes tenta ele mesmo contornar , tem um carinho especial pelas réplicas exactas , mas não descura uma boa prova de chaparia da pesada !! talvez de todos seja o mais acomodado aos plásticos , que lhe conferem uma sensibilidade extra quando utiliza os chapas , vale pela dedicação que tem dado aos slots e organizações de provas , a que todos temos de agradecer .

João Vasco Madeira Rodrigues - Não sei bem onde se iniciou , lembro-me dele na pista da Amoreira nos anos 77 / 78 , foi o piloto que conheci com mais jeito para a condução de slots , era letal se tinha um bom carro , foi até vencedor de uma prova do campeonato da Europa no Porto contra os craques estranjeiros ...muito calmo e inteligente na gestão das suas provas , tenho na memória grandes batalhas com ele na Amoreira onde lhe ganhei e perdi , tinha um defeito ; não sabia ou não tinha jeito para nada de mecãnica nem mudar umas patilhas , tudo tinha de ser feito por outros , recordo um campeonato de Grupo 20 na Amoreira de 10 provas onde foi buscar 10 carros RTR a Inglaterra feitos pelo MACK para competir em Portugal !! Era piloto de carros a sério onde mantinha a postura ganhadora , é pena que não esteja hoje a competir comnosco .

Vladimiro Barros - Também não sei onde se iniciou , só o apanhei na pista da Amoreira e no Estrela e Vigorosa , o slogam que usávamos para ele era " O MEU PRIMEIRO ... " pois quando se despistava era isso que gritava , grande piloto de slots , a par com o João Vasco também não tinha grande jeito para preparação ou mecânica , lembro-me com saudade de um campeonato de G20  na Amoreira com 12 provas  em que venci 6 e ele outras 6 empatados no final tive a cabeça fria de vencer o desempate !! foi a minha maior vitória de sempre pois corria contra os melhores pilotos de sempre da modalidade , grande MIRO  vinhas do Porto de propósito para estas provas !! tive ainda o previlégio de lhe preparar alguns carros para ele me vencer :) , outros era o Fernando Santos que lhos preparava , grandes momentos passámos . Companheiro já falecido ,paz á sua alma .

Vitor Belo - Outro grande dos slots , conheci-o no jardim cinema , era dono de uma farmácia em campo de ourique onde por vezes nos reuníamos ,grande entusiasta até hoje , gosta de preparar e sabe muito , grandes noitadas em sua casa a falar de slots e a preparar carros na mesa da casa de jantar , ali se reuniam por vezes 6 e 7 pilotos e ás vezes com as namoradas , era só slots e carros de rallys , nunca foi um piloto de top ganhador mas muito competitivo e participativo , tem hoje uma pista em sua casa em Albufeira onde fomenta a modalidae no clube de slot local , onde é muito respeitado , grande amigo também , fez parte da minha aprendisagem e evolução nos slots e na vida , sempre na busca daquele extra que lhe pode dar vantagem , continua assim Vitor.

Fernando Gaspar - Também não sei bem onde se iniciou , lembro-me dele na Amoreira onde o conheci , era piloto de velocidade em carros a sério e estudava em Inglaterra , grande entusiasta de slots , depois montou uma pista em Cascais onde durante uns anos todos ali fomos praticar , tinha jeito para conduzir e meios para ser capaz , foi grande impulsionador de slots e radio controlo em Portugal , para mim tinha um feitio estranho de estar sempre a tentar mudar as regras para seu proveito ou dos seus , nunca percebi porque acabou com a sua pista de madeira que agora está na Beloura com o Reis , tenho de concordar que fez muito pela modalidade , enquanto na Amoreira era um adversário mediano a par do grande FRanjas .

Santos Costa - Não sei deste amigo há anos , era o mais maluco de todos , no jardim cinema era um grande adversário , sempre com material muito bom e cuidado na altura entre o jardim cinema e a Amoreira era o amigo Antonio Freire que lhe  preparava os carros , lembro com grande saudade as provas do jardim cinema em que punha a sua namorada a contar as voltas para não ser enganado ...e na mnhã seguinta a visita á minha casa para discutir pormenores , e inclusivé com a minha mãe ( que nada percebia disto )  uma vez fui dar co ele na cozinha a falar com a minha mãe sobre a relação de 9 / 39 T que era o que eu tinha usado e me tinha dado a vitória anterior ....!!! Era um bom piloto , não de topo mas bom , gostava de o rever e rir sobre estas peripécias passadas .

Manuel Silva - mais conhecido pelo .- Piloto carismático dos velhos tempos , bom preparador e entusiasta dos slots , era um excelente camarada com quem dava gosto falar , tinha a mania das Motos , um dia havemos de nos reencontrar amigo .

Rui Capucho - Acho que se iniciou também no jardim cinema , sempre muito técnico e preciso , fala muito por provérbios eloquentes , ás vezes exagera algumas coisas , mas a malta já lhe da um desconto ... muito bom preparador e agora também construtor de punhos muito bons , nunca foi um piloto muito ganhador mas sempre participativo , é também um dos responsáveis pelo desenvolvimento dos slots de chapa em Portugal , técnica é com ele , tem bons conhecimentos a nivel internacional nomeadamente no Brasil , e importa algum material para a modalidade  , é um amigo com quem gosto de falar e participar , terá talvez a Nivel Nacional o maior arsenal técnico de preparação e  sabe-o utilizar . Companheiro já falecido , Paz á sua alma .

José Francisco -  Conheci-o no jardim cinema , é um  grande amigo meu , devo-lhe muito a nivel pessoal e como pessoa é excelente , grande piloto a par do João Vasco e Vladimiro Barros também não tinha muito jeito para preparação , era o meu parceiro de corridas e sócio da equipa MaresSUB  Casio  , dominámos o campeonato do jardim cinema e fomos vencedores em muitas provas na Amoreira ,já há muitos anos que não participa o que é pena , a par do Vitor Belo era com quem eu me dava mais em jovem e com quem muito aprendi .

Julio Baptista - Conheci o Julio no jardim cinema , era um piloto médio com pouca técnica manua para preparações , era do nosso nucleo de amigos em que se destacava o José Francisco , o Tó , o Brito o O´´ Neil ,o Vitor etc ,, lembro das noitadas em casa do Vitor Belo em que a sua Namorada tinha de gramar aquelas conversas de slots e rallyes , ela que era excelente miuda com mania de tudo o que era British ... Depois prosseguimos a nossa amizade por outras pistas como a da Amoreira e deixei de saber do Julio , que era um bom amigo , e um bom slotista muito competitivo .

António Matos - ( Tó) - também o conheci no jardim cinema e pertencia ao mesmo nucleo de amizades do Vitor Belo e José  Francisco , o Tó era um bom piloto quando se empenhava e gostava de tentar fazer preparações , grande amigo pessoal e dos slots , a sua namorada a Gilda também gramava a espiga dos slots todas as noites num café da Av. de Roma .

José Carlos - ( Chefe Abrantes ) .- era outro dos amigos do Vitor Belo , um tipo fixe , que tinha miolos demais ...era um iluminado , para inventar estava por ali , grandes viagens fizémos no seu mini cooper 1000 que era uma bomba ! Quando ele começava a fazer chassis era o diabo ...era cada modelo mais revolucionário ..mas depois alguns pormenores não funcionavam , o José Carlos não tinha grande aptidão para conduzir os slots mas gostava de ajudar

António Freire - o GRITARIA , era o piloto médio com muito jeito para a preparação , era preparador oficial do Santos Costa , homem tipico de Lisboa brejeira , era uma delicia falar com ele e ouvir o seu tipico Calão lisboeta , lembro com grande saudade os tempos do jardim cinema e da Amoreira , e das idas no seu Fiat 600 á Amoreira que quando chegava á curva do mónaco começava a chorar do radiador , lá se metia mais água !! , sei que foi morar para o forte da casa e nunca mais o vi , era frase muito usual dele  o GRITARIA  para apontar tudo o que era Bom e melhor ...

LUis Minhós  - tambem o conheci no jardim cinema , e depois na Amoreira , era um crâneo , não era lá grande piloto mas os seus carros andavam sempre muito , foi pena ter-se tornado pasto das drogas , pois era de trato gentil e muito inteligente , não sei nada dele há muitos anos , espero que tudo tenha corrido pelo melhor , lembro um episódio em que regrassávamos da pista da Amoreira depois de uma prova  na carrinha gamada ao Pai , e com a bezana  se despistou , andámos na recta do Autódromo a ver quem nos ajudava  ás 4 da manhã !!!

Jorge Lacerda - Outro grande amigo , conheci no jardim cinema  acho que passou ainda pelas pistas da Amoreira e Benfica  a par sempre do seu grande amigo Rui Magina , era um piloto regular e que gostava de ter sempre tudo muito arranjadinho e competitivo , sempre algo discreto mas muito participativo , hoje preparo-lhe os carros para competir nas pistas actuais da Beloura e outras , já está a preparar um futuro campeão que será  o seu filho Henrique ,. Tiro-lhe o chapéu para a sua evolução recente que tem sido excepcional .

Rui Magina - também o conheci no jardim cinema , depois em Benfica  etc.. sempre com carros muito bem preparados e sempre nas ultimas especificações , muito amante dos carros plásticos ou réplicas perfeitas 1/24 ou 1/32 , lembro o seu formula 1 que andava como caraças no jardim cinema e das provas de rallyes que fazia com os slots , era piloto a sério com o seu Autobianchi A112 , e sempre muito discreto e educado , lembro as viagens de propósito a Badajoz acho eu , para comprar o ultimo slot car  que saía e competir depois á tarde ...grande amigo do Jorge Lacerda , é quem prepara os seus carros de 1/24 retro , e sempre muito bem preparados , para mim o Rui é uma referencia no universo slotista e um seguro piloto .

Carlos Gonçalves - o vulgo MAX , sempre foi um amante das bobinagens ... acho que começou pelo Circuito e Mil mIlhas ( teve essa sorte ) e depois jardim cinema , Benfica , Amoreira etc , , estava sempre a falar de como ter motores melhores com bobinagens do caraças , motores bobinados a prata ...era um amigo a valer,,, piloto mediano mas entusiasta , também ele um carismático dos slots de então. Falecido em Dezembro de 2017 infelizmente , fazes muita falta amigo,  o saber que nunca mais falarei contigo da nossa paixão,  traz-me enorme tristeza !!!!!!, descança em paz  e aí no cèu vai preparando uma pista de slots para a malta ---

Emilio Domingos - Conheci-o na pista do jardim cinema , ao pé de mim era um puto ...e eu outro ainda  :) mas logo vi que ele era muito entusiasta pela modalidade, tinha jeito para preparações e pilotava bem , ensinei-lhe algumas coisitas ,acho que foi por minha causa que ele entrou nos slots ,,,Passados uns anos vi que tinha montado o Lisbon Slot Center que visitei com agardo e tinha várias pistas de rally muito bem feitas e muita malata a competir em raids etc .. Depois em 2010 sei que passou as armas e bagagens para Torres Vedras ( Oeste Slot Center ) onde passou a contaminar o pessoal ali da zona com os slots , é outra das pessoas que contribuio e contribui para a modalidade

Luis Bragança - Conheci-o pelos anos 76 acho eu , era na altura o grande dinamizador dos slots em Portugal , além de ter pistas de slot era importador de material essencial á modalidade, a primeira pista que vi dele foi a do Estoril Praia , lembro-me da recta grande com um salto a meio ...e piso de lixa :) bem como da vitrina que era a delicia de um míudo como eu que estava a absorver tudo o que havia de slots nessa altura , o Luis era uma pessoa afável sempre pronto para a conversa , ás vezes até demais ,,,,e um entusiasta ferranho da modalidade , depois pela mão do meu amigo Max que também conhecia muito o Luis lá fomos indo a casa dele na Marquês da Fronteira comprar material ( motores MURA ) e carroçarias lexan .. o Luis depois montou a pista de Campo de Ourique que foi a sua ultima , acho eu , e foi pena pois dele tenho as melhores recordações . Dedicou-se depois ao arranjo de máquinas de diversão.

LUis Oliveira - não sei onde se iniciou , penso que o conheci na pista do Fernando Gaspar , é um amante do modelismo , e com muito jetio para preparar e pilotar , é um  perigo se o deixamos evoluir !! grande carácter e bom amigo , sempre correcto , e tanto amante de slots como radio modelismo , conhecedor de electricidade e algo de electrónica , até faz os seus próprios punhos ...grande piloto !

José Domingues -  acho que se iniciou em Benfica e depois em pistas de rally de plastico por Portugal fora , sempre foi mais um piloto de plásticos dada a sua origem slotista , mas também hoje participa em Chapas , grande preparador também , faz tudo como deve ser se sabe , amante do radio modelismo também , é um piloto que  ás vezes me surpreende pois anda mais depressa nas brincadeiras e treinos que depoiis nas provas , onde adopta uma postura de retranca ! adepto da legalidade e grande guarda redes de matraquilhos ... grande amigo também .

Jorge Pais  - Penso que o seu trajeto slotista também terá sido identico ao do Domingues , Benfica , rallys em plásticos etc ,, participou em provas de chapas em Benfica , na Amadora e na Pista do Carmelo , é um bom piloto muito rápido seja em slots seja em Radio Controlo , contudo tem uma tendência chata par achar que os carros dos outros são sempre melhores que o dele , ou os motores etc .. dá  fragatada nas ultrapassagens , mas não é maldoso , gosto de estar com ele e competir  , técnicamente é muito bom , tem o defeito de por vezes desaparecer se amua com algo que não gosta , Jorge isto é para a gente se distrair !!!! tu és dos melhores não pode ser desperdiçado , vem divertir-te!

Jaime Ramalho - também o conheci no jardim cinema , perfil slotista de grande técnica , tudo com o Jaime é técnica ou não seja ele engenheiro...bom preparador com tudo ao pormenor , nos slots passou pela pista de Benfica e Fernando Gaspar , Blue King  Tires , etc .Guardo na memória a sua fantástica BOBINAGEM  para o jardim cinema onde me ganhou um campeonato ( e não são muitos que se gabam disso ... ) era de facto excelente andava que se fartava com a corrente disponivel na pista , só lhe ganhei uma ultima prova mas usando sem ele saber um induzido seu ..grandes histórias ó  Jaime , Também excelente praticante de radio modelismo ( agora com a mania dos helicópetros ) grandes participações nos campeonatos da europa de RC onde sempre se destacou , um amigo de quem gosto muito , e um purista da técnica .

Francisco Chambel - Lembro-me do Chambel na Pista de Benfica , penso que terá começado antes disso no Circuito ou Mil milhas  , e depois disso sempre competimos em todas as pistas que foram aparecendo , tem tido um percurso misto de Chapas e Plásticos ao longo da vida slotista , gosta de ter os seus carros bem preparados ( tanto o Fernando Santos como eu ) temos arranjado carros e motores para ele , é um piloto ferranho com a imagem de marca em prova de lingua de fora a espremer o Punho ... para mim o único defeito é que nas ultrapassagens não liga a ninguém, e  se em prova ainda pior , não dá qualquer abébia ...mesmo estando mais lento é um problema ultrapassá-lo sem o deitar fora . Grande piloto muito competitivo passou pelos chapas  desde o Grupo 20 ao 12 ao Livre S16D  Hawks 7 etc .. Já um Icone da modalidade que está sempre presente e faz muita falta . NUnca lhe desejem BOA SORTE , pois assim não ganha ....

António Reis - O Reis conheci-o na pista da Amadora , não sei se vinha de antes de alguma outra pista , é um bom piloto  e tecnicamente razoável , muito entusiasta da modalidade é dono da pista de madeira e Ninco da Beloura , bom carácter com o defeito de por vezes algo desorganizado em algumas provas , dá tudo o que tem para continuar a desenvolver a modalidade ( BEM HAJAS ) seja em plásticos seja em Chapas , adepto dos retro  e escalas tem tudo para impulsionar ainda mais a modalidade , talvez um pouco mais de organização e tudo se resolveria ,sinto que ainda vamos fazer grandes coisas na tua pista de madeira .

Ivo Pessoa  - Conheci-o muito recentemente através do Chambel , é um excelente piloto quer de Plásticos quer agora também de Chapas onde está a dar os primeiros passos , admira-me muito a sua postura calma e segura , já vi que técnicamente é dos melhores , se vir como é,  FAZ  e bem , para breve estará certamente a sua primeira vitória nos Chapas ...grande evolução em pouco tempo .

Miguel Dias - Conheci-o recentemente nas provas da Adrenaline do campeonato Chapas Power  , parece-me pelo pouco que tenho visto , um grande piloto temivel , e um excelente preparador também , boa postura em prova e amante da modalidade seja em plásticos ou chapas ou clássicos retro escalas .

Miguel Ramos - Também só o conheci recentemente na Adrenaline , pelo que vi é um piloto rapidissimo , também me pareceu que mexe bem nos carros , pouco mais de momento posso avaliar .

João Tavares - dos tempos do saudoso jardim cinema , o João era um grande entusiasta de slots , gostava muito na altura e agora acho eu de plásticos , a sua incursão nos chapas fez-se comigo a preparar-lhe os carros com os motores Dyna 26D  mabuchi , que ele tinha tendencia de queimar !! pareceu-me sempre um piloto médio com pouca técnica manual para preparação , já há muitos  anos que não o vejo mas tenho algumas saudades dele que pratica acho eu algures por Almada .

Pedro Clemente - o Pedro é um gentleman dos slots , sempre teve muitos carros e com a preparação possível dado que nesse particular não mexe muito , excelente piloto rapidissimo , se lhe deres um carro top ele Ganha ! lembro-me dele sómente nos tempos da Amadora , sei que passou por n pistas incluso a do Fernando Gaspar , Blueking , Póvoa  e agora a do Carmelo , também acho que está para breve a sua vitória numa das provas que agora fazemos ...é só ter o carro certo .

Artur Salreu - O Salreu morava perto da minha casa em campo de ourique , tinha boas possibilidades financeiras e isso refletia-se no material que usava que era sempre do melhor , por outro lado era bom a pilotar , e bom  a preparar , era temivel ,,, tinha uma coisa que me irritava á brava , escondia tudo , fazia segredo de tudo para conseguir vantagem , inclusivé mandar fazer chassi e carros de Inglaterra para tentar ganhar , o que só por algumas vezes conseguia para meu bem , Foi um piloto de rally bom e conceituado, e fui amigo dele até essa fase , depois por problemas com a saúde do pai , mudou-se e deixei de o ver , mas era muito competitivo e grande condutor , não sei onde mora neste momento nem o seu contacto , mas gostava de o rever .

Orlando Fernandes - UM excelente praticante de slots , era um entusiasta ferranho de modelismo , rc , barcos etc,, muitas corridas fiz onde o Orlando participava , muitas resistências em que normalmente corria com o Fernando Santos , entretanto quando tudo parecia que estava a 100% teve o azar de ter um AVC que o atirou para uma situação muito complicada na vida , força Orlando !

Pedro Pardal Monteiro - O Pedro Pardal era também um piloto com posses , comprava tudo do melhor que havia , mas não tinha assim grande jeito nem para preparar nem para pilotar , mas gostava dos slots , ía muito a minha casa comprar material , e acho que o conheci na Pista da Amoreira , depois disso deixei de ter contacto com ele , o que é pena .

O LIBIO - não me lembro do nome só da alcunha que lhe colocamos , era um tipo que estava a trabalhar no petróleo da Libia , e vinha aPortugal nas férias de 1 mês após 3 de trabalho , quando cá chegava queria comprar tudo em Dolares !!!  vendi-lhe muitos carros de grupo livre  pois gostava mias da grande velocidade desses motores , cmo  piloto não tinha muito jeito , mas era um bom colega slotista .

O BRito e o O´Neil  - eram 2 compinchas que conheci no jardim cinema e depoiis em casa do Vitor Belo , como caracteristica tinham o gosto enorme pela cervejola !!! o ´Neil até tinha jeito para fazer uns chassi etc . o Brito não , como pilotos eram fraquitos , mas sempre de caneca na mão lá estavam eles na pista do Adelino na Amoreira a entronar cerveja par a pista ...grandes momentos !

Pedro Mizarela - Acho que corri com ele no tempo do Estrela e Vigorosa ou no tempo da blueking no Porto , é um fanático dos slots ! , talvez o mais slotista de Portugal , neste momento é um grande preparador e construtor de chassis ( PMP ) famosos no Mundo Inteiro , como piloto tive há dias oportunidade de estar com ele na Póvoa e fiquei impressionado pela sua rapidez e capacidade de afinação , ao nivel Internacional certamente , conheço-o mal ainda mas pareceu-me que dorme com os slots , respira slots e também se lhe derem azo , lá mete uma faralhissezita pelo caminho , sempre bem camuflada ...:) mas como piloto e pessoa é excelente .

Miguel Braga - O Miguel lembro-me dele puto acho que na pista da Amoreira , era um piloto mediano se me lembro bem , depois apareceu mais na pista do Fernando Gaspar e de seguida dedicou-se aos RC  de que foi um excelente praticante, Se me lembro bem , era um perfeccionista tudo limpinho ,certinho etc .. Dos slots nunca se destacou muito pois coexistiu com os tubarões Carmelo , Gaspar , F. Santos , Chambel , Pontes , etc . mas sempre participativo e activo , gostava de te ver nisto de novo ó  Miguel ...

José Mariz - Conheci-o no jardim cinema , foi o meu grande adversário da altura  , era um excelente piloto , grandes corridas fizémos ali , com vitórias repartidas  ele no grupo A  ( mais de origem ) e eu no Grupo B ( slots modificados ou vale tudo ... ) sei que trabalhava no Dechatlon  ultimamente e não sei se continua algures a praticar os slots , mas é pena se não o faz .

Bertino Pinto - Conheci-o na pista da Amadora , é um negociante de velharias e antiguidades , amante dos slots por prazer , tem algum material de jeito mas não se ajeita muito a preparar nada , e como piloto não é muito rápido , mas como pessoa é excelente ! aparece Bertino .

NObre - O Nobre era meu vizinho de campo de ourique , conheci-o no jardim cinema , carácter excelente , era bombeiro voluntário e mecânico ao mesmo tempo , grande mestria a pilotar o seu Renault 10  , grandes traseiradas desde o jardim cinema campo de ourique acima , sei que fez parte da equipa Renault sport de rallyes , e agora está reformado , a viver na outra margem , penso que frequenta o Slot Arrábida . Era um grande entusiasta dos slots , espero que um dia ainda nos encontremos de novo nestas lides ó NOBRE .

Jorge Célio - Era coproprietário acho eu , da pista de benfica com o João Completo e o Carlos Pereira , era um tipo fixe , bom piloto também e gostava de gritaria ou seja alta velocidade dos motores Grupo livre  se bem me lembro ...nunca mais o vi nestas andanças .

Carlos Pereira- Conheci-o acho eu na pista de benfica , era um dos sócios daquela pista na Av. do Uruguai como slotista era muito bom e como pessoa também foi um grande impulsionador da modalidade em conjunto com o Celso e o João Completo naqueles anos de SECA ...Era o mais calmo dos 3 , passados estes anos todos penso que enveredaste por artes marciais ..ok é parecido aos slots com ASAS :)

Carlos Albuquerque - Conheci-o na pista do SCCL  tinha importado algo dos USA e ficou desliumbrado á altura com o material que eu possuía , comecei a preparar-lhe uns carros e motores e a ensinar algo desta arte , quando o Angeja montou a pista da Amadora  lá fomos fazer as nossas corriditas , para o final tornou-se um bom piloto e já fazia umas coisas , penso que terá abandonado o Charuto ... e os slots também? acho que um problema de saúde talvez o tenha afastado , mas Carlos se leres isto volta pois agora é só rir e diversão !!!! já não há gritos e nervos ...

João Albuquerque- Primo do Carlos Albuquerque  andavam sempre juntos , não era tão bom piloto como o Carlos mas participativo, recordo com saudade as corridas na pista da Amadora onde nos encontrámos.

José Silva  - O homem do restaurante , de tires , sempre foi um apixonado pelos slots , lembro-me dele que vinha dos intervalos do trabalho no seu restaurante para participar por vezes com o filho , tinha muito material de qualidade , era um piloto dedicado e era pena sómente que o trabalho lhe retirava hipóteses de treinar mais e participar , penso que de momento está em stand by a sua participação nos slots , mas gostava de te ver de novo a competir .

Ivo Alexandre .- conheci-o quase bebé ...um miudo que por os seus pais trabalharem na pista da Amadora ali começou , é lógico que a atração dos carros era grande e a disponibilidade para treinar muita , por isso mesmo um míudo pequeno tornou-se para todos nós uma dôr de cabeça.....até começou a ganhar provas , hoje já o reencontrei mais velho nos RC e parece que um namorico o retirou destas lides , talvez um dia volte , pois , rapidez tinha muita ...

Arlindo Barbosa- è um homem dos slots plásticos , recentemente tem participado nas corridas da Adrenaline com Chapas e acho que gosta ,,bom piloto e prapardor , tem contudo um feitio lixado quando está a correr implica muito com os outros ! mas é bom praticante e dedicado.

Rui Costa - também o conheci recentemente primeiro na pista da Beloura e depois nas corridas da Adrenaline chapas , é bom piloto , gosta dos carros clássicos , tem a vantagem de saber que está mais lento e facilita as ultrapassagens , o que é de louvar. Grande amante da modalidae , uma das melhores pessoas que conheci, infelizmente deixou-nos em janeiro de 2021, tive a honra de privar com ele em provas e de lhe fazer uns carros , levou os sllots até aos ultimos momentos da vida... Descansa em Paz amigo Rui, e vai aí no céu preparando a pista para nós !!

Sr. Raul Guerreiro ,da pista Adrenaline - Sendo já uma pessoa com idade razoável , espanta-me a sua dedicação , começou nos tempos Aureos dois slots , 60 / 70 , nas Mil milhas no Circuito etc .. competiu na altura com os craques que até faziam corridas a dinheiro ...usou um carro XPTO comprado na Concentra a ver se lhes dava réplica , mas nada , teve de se aplicar na preparação para lá chegar ...hoje participa nas corridas na sua pista , e ninguém diria que era assim tão competitivo e sabedor .Parabéns !

João Angeja - Era um homem dos RC , em especial dos 1/8 ,, grande velocidade , conheci-o mais na pista da Amadora  em que fizémos algumas provas , era um bom piloto , gostava de ver a malta mais nova a evoluir , não era ganancioso , era uma boa pessoa que ajudou muito os slots , já há algum tempo que não o vejo mas faz falta a sua presença .

Eduardo Jorge - Era um slotista da pesada que conheci só na pista Blueking em tires , já tinha a sua idade e um gosto tremendo pelos slots , devia ter andado por tudo quanto era pista de slot da éoca de ouro 60 / 70 , chamava-me campeão , nunca me esquecerei dele pois já faleceu , era uma grande pessoa .

Ricardo Fernandes - Conheci-o no jardim cinema , e depois pasou para a pista da Amoreira , era um excelente piloto ,também partilhava dos conhecimentos do Max , sei que fazia uns rallyes de vez em quando com o datsun 1200 acho eu , e já há mais de 20 anos deixei de o ver , até que o ano passado voltou a visitar a pista do Carmelo com uma promessa de um dia voltar a estas lides. Infelizmente falecido ,mais um amigo que parte. .

Carlos Fernandes-  " o Gilera " , Grande entusiasta dos slots , demos a alcunha do Gilera pois era a Mota que tinha ...lembro-me que era um bom piloto e conseguia boas afinações . O Carlos era na altura sócio da Triudos, e grandes corridas fizemos no café Ceifeira na Amoreira / estoril , e no jardim cinema. Participámos ainda nas 24 horas da Ceifeira , uma corrida em que a minha equipa ficou em 2º e a dele em 3º, a ver se em breve nos encontramnos para gatilhar de novo 

 

Luis Bragança .- o Guru , quando eu me iniciei nestas coisas já o Luis era o grande Guru nesta área , deve ter passado por todas as pitas da época e decidiu montar ele próprio uma pista em Torres Vedras e depois passou para o Monte Estoril , e depois para Campo de Ourique que foi a ultima . Era o importador na altura do material mais TOP , o Luis era uma excelente pessoa , e sabia muito , grandes bobinagens  ( DYNA LM ) eram um must na altura dos anos 70 inicio de 80 , ele e o seu Datsun 1200 faziam furor , recordo a sua Pista do Estoril praia , que tinha uuma recta enorme com um salto ameio , era do caraças para acertar na calha , e ainda mais a pista era feita de tinta de  areia , era uma lixa autentica para os pneus de espuma ..O Luis como piloto não era grande coisa ..mas a falar era o maior , e tangas também , boa pessoa e recordo bons momentos .

Ramalho - do SCCL , nunca corri contra ele pois é um homem 100% plásticos , contudo sei que é temivel piloto e guru das afinações e preparações , sendo no momento um grande slotista de Lisboa , talvez um dia o convençamos a participar numa Chaparia ....Bom já participou nalgumas provas de chapas e não deixou créditos por mãos alheias , quem sabe sabe !.

Mário Rosas - Conheci-o no Jardim Cinema , era um dos pilotos top na altura , gostava e gosta muito de clássicos , ainda está a competir no slot arrábida com modelos plásticos , sei que chegou a fazer também rally de slots . Bom piloto e gosta também de clássicos 1/24.

 

HUgo Chaves - Também só o conheci há pouco tempo na Adrenaline , surpreendeu-me pela regularidade e segurança com que participa nas provas , ainda muito destreinado mas com grande potencial de progressão , o bichinho do tempo das pistas da era dourada como as Mil MIlhas ainda está vivo ....o calcanhar de aquiles será na minha opinião algum desconhecimento em actual em termos de preparação dos carros , mas isso aprende-se ...Está a evoluir bem ... já ganha umas provas e começa a ser temido :) 

Luis Chaves - É o filho do sr . Hugo Chaves , um pouco diferente do pai , muito rápido , mas ainda sem limites definidos o que o leva a sair muito , com treino e mais calma seria um caso sério ....talvez em conjunto consigam uma dupla temível no futuro .

NUno Fonseca - Também só o conheci há pouco tempo na Adrenaline , é muito rápido e participativo , gosta de evoluir os carros , experimentar coisas o que é muito bom . Os chapas são uma novidade  e está a aprender depressa ao ponto de se destacar já nas provas realizadas .

Rui Santos - Outro conhecimento recente da Adrenaline , postura calma em prova , seguro e só necessita de um carro bem preparado , sempre ávido de aprender coisas novas deste tipo de carros em chapa , um excelente  piloto .

Pedro Domingos - Apareceu em algumas provas da Adrenaline , é um piloto jovem e muito rápido , também ainda á procura de limites , necessitava do carro mais bem preparado para se destacar ainda mais, será um valor seguro no futuro .

Rafael Murjal - Conheci-o nos RC cars andava ele de 1/8 sempre a rasgar ...depois fez uma prova de resistencia na pista blueking do indoor karting de tires há mais de 10 anitos ...e desde aí não o voltei a ver andar de slots , contudo oela pouca experiencia na 1ª prova que vi e pelo andamento mostrado achei que era bom piloto , se tiver mais calme que tinha nos RC será certamente temível .

José Pedro Paula - conheci-o na pista do Cacém quando da minha primeira prova de plásticos, desde  aí sei que evoluio muito tanto nos plásticos como na  1/24 escalas ., recentemente corri contra ele na pista Ovidrinhos numa prova de resistencia de escalas 1/24 , e estou convencido que é um dos melhores praticantes de slot de hoje , e muito interessado na promoção também.

João Costa  - Piloto jovem mas muito talentoso, está a iniciar-se agora nos Chapas e dá boa conta de si , sabe correr ,´e rápido , sabe esperar , tem tudo para ser um dos melhores pilotos , resta saber é se técnicamente consegue trabalhar , ou se é só dependente de outros preparadores .

Antonio Portugal - Piloto da velha guarda , conheci  em 2014 com os plafits e nas corridas da pista SMR do Reis , surpreendeu-me pela rápida adaptação aos carros mais rápidos de chapa , técnicamente parece ser perfecionista no que faz e isso é bom para este hobby , anda bem e com calma , seguramente em breve a sua evolução vai ser grande uma vez experimentados os carros mais rápidos que agora tem . Infelizmente algumas limitações fisicas decorrentes de problema recente estão a afastar este nosso amigo destas lides .

Fernando Cordeiro- Piloto Brasileiro que conheci na pista playslot em 2017 , Já há muitos anos arredado das lides mas faz-se ...gosta de trabalhar nos carros e parece ter jeito para isso , pode ser mais um piloto a acrescentar á nossa lista actual , adquiriu algum material usado da pesada que está a tentar digerir .... espero que com a nossa ajuda fique Fã dos slots .

Santos Mateus - Piloto já batido destas andanças , tanto corre en plásticos como chapa, muito bom piloto e conhecedor , mais um sócio da playslot de momento .

João Batista Morandi- Piloto brasileiro a viver no Algarve , de momento tem uma pista ninco ( garage 64) bom piloto e praparador , um entusiasta da modalidade.

Paulo Caqueiro-  Piloto a viver no Algarve , tem uma pista em casa (em madeira ) muito boa , bom piloto e preparador , ainda trabalha nos cruzeiros na Noruega , gosta muito dos slots .

José Santos - Piloto Algarvio , conduz bem , mas necessita mais preparação técnica para melhorar , bom entusiasta da modalidade.

Carlos Miranda - Piloto Algarvio muito competente , gere a pista de Albufeira que está na Marina , muito calmo e quando tem um carro bom é Letal ...

Rodrigo Miranda - Filho do Carlos Miranda começou de pequenino nisto , é muito talentoso mas não prepara os seus carros .

Hugo Varela - Piloto Algarvio , muito talentoso e rápido , possui bom material e está sempre a lutar pelo 1º lugar ! pena é que a vida profissional não lhe permnita para já participar mais , senão seria um caso sério :) 

Miguel Neto - Piloto Algarvio , muito competente técnicamente e muito rigoroso , também conduz muito bem e calmo , sabe o que faz , talvez dos mais competentes pilotos algarvios, um caso sério para se bater ...em prova será normalmente piloto para os primeiros lugares .

Joaquim Gonçalves Cadete - Piloto a residir no Algarve , um iniciante puro, muito entusiasta e esforçado, faz centenas de Km só para poder participar nas provas, está numa fase de aprendisagem técnica e de pilotagem , não sendo fácil competir com o resto do pessoal que tem muitos anos disto .. mas, já se nota grande melhoria , um dia ... temos de levar com elepois melhora a olhos vistos e já se bate com alguns dos antigos !

Nuno Covão - Piloto da velha guarda e excelente preparador , sabe muito sobre tudo ao que os slots de 1/32 precisam, conhece produtos e marcas como ninguém o que lhe permite preparar bem os seus carros. Como piloto é muito competente, almejando sempre os primeiros lugares .

Nuno Covão Jr. - Filho do anterior piloto, benefecia sempre de uma excelente preparação que alia a uma condução segura, rápida  e fria, permitindo-lhe ganhar muitas corridas de 1/32, é um jovem ainda e tem grande futuro na modalidade.

José Pedro Gil - Piloto da velha guarda, dono da pista da belavista ( carrera), é um excelente pioloto, temivel na sua pista caseira mas também quando se desloca a outras pistas onde tem bons resultados, é um grande entusiasta de tudo o que são automóveis e clássicos mesmo em slot ,muito dinamizador, pena não ter por vezes os seus carros preparados na melhor das práticas.

Fernando Duarte- Piloto muito competitivo, dono da pista Ovidrinhos, tem vindo ultimamente a melhorar a sua componente técnica e de preparação, grande dinamizador de provas na zona sul, tem evoluído muito e de futuro muito se espera dele como piloto.

Nuno Godinho - Piloto do norte, muito rápido mas com alguns excessos que vai limando ao longo dos tempos com maior experiencia, tem bons recursos e será um caso sério caso consiga ser mais frio e calculista nas provas.