Tipos / Classes de Carros SLOT Chapa 

AO Longo das épocas os carros de slot foram evoluindo conforme a tecnologia também avançava , no particular dos carros com chassi em chapa ou aço ou aluminio ou antimónio ou latão , houve uma grande evolução dos saudosos anos 60 ( a febre dourada ) para os tempos de hoje .

No incio os fabricantes de brinquedos em particular , reconheceram grande potencial nos slots para vendas e negócio , à época era como agora as consolas de jogos tipo Nintendo ou playstation em que todos temos uma em casa , é o divertimento atual por excelência dos jovens no século 21 , mas nos anos 60 e 70 não havia esta tecnologia , e os slots eram encarados não só como divertimento as também como uma componente de aprendisagem e evolução do jovem , sendo altamente desafiante uma vez que se punha á prova não só habilidade mas também conhecimentos adquiridos na escola na área de ciências e tecnologia .

Por isso começam a ser lançados no mercado carros em KIT que , necessitavam de montagem ( componente pedagógica da coisa ) e depois era a evolução lógica de cada um a ditar o sucesso ou insuceeso nas corridas ou nas comparações com os seus parceiros . Abaixo um KIT dos anos 60 em que se pode ver que o markting na altura já fazia das suas cativando os jovens e convencendo os pais ...:

òbviamente que foram sendo cada vez mais RACING oriented esses KITS no sentido de dar aos consumidores a performance que lhes permitisse ganhar / vencer desafios contra outros , e assim kits mais avançados com melhores chassis e motores foram saindo ,alguns mesmo algo revolucionários há altura pelos materiais usados :

Com o final da era dourada dos 60 / 70 começam a acabar os fabriantes de kits chamado quase brinquedo , para dar lugar a alguns fabricantes de componentes separados que no seu todo podem fazer um slot car de Elite . Começam a aparecer fabricantes dedicados a motores , chassis , pneus , carroçarias , acessórios etc , e tudo mudou , tendo a performance também mudado radicalmente para melhor , dirão alguns ou para pior dirão outros , dado que a cavalgada ás ARMAS quase que acabou com os slots , uma vez que se tornou um hobby não de todos mas quase só de alguns , ou com mais dinheiro , ou com mais saber , ou com mais acessibilidade a materiais , ou mesmo mais capazes ...Em regra no meio está quase sempre a virtude , nem tanto sofisticado nem tanto simplista .

Atualmente há n Classes dentro do 1/24 ou mesmo 1/32 em chapa , e aqui deixo alguns exemplos do que se passa hoje e que classes existem :

Escala 1/32

Esta escala tem sido a mais usada pelos plásticos ,contudo aqui gostava sómente de falar da componente dos chapas e nesse particular os nossos amigos Ingleses desde sempre a levaram àvante , Podemos encontrar Classes como :

Formula 1 , algo sofisticada quer em motores como chassis

 

Production  Saloon ( carros com chassi stock á base quese dos JK 1/32 e motores tipo Falcon ou Hawk )

Sport stock  (I dentico aos anteriores mas com outra carrocçaria sport prototipo )

Sport open  ( Chassis feitos em Chapa de aço mola , motores mais potentes tipo G12

Escala 1/24

Esta escala talvez a mais usada fora de Inglaterra tem 2 componentes em chapa a referir , como os Escalas tipo Plafitt com chassis de chapa mas montados com parafusos e porcas , algo pesados e complexos ,e caros ! que em regra requerem uma carroçaria de plástico rijo ou resina , e os outros Slotcars puros ao estilo antigo americano com diversos tipos de chassis , em regra soldados e com carroçarias em Lexan finas .

Exemplo de um Plafitt :

 

Escala 1/24 Chapa RTR   aqui um excelente exemplo do melhor carro do momento um JK  RTR  1/24  ,cujo custo é quase semelhante a um bom 1/32 plástico , mas de performance muito elevada e grande durabilidade com motor a rondar as 50000 RPM :

Escala 1/24  F1 , parecido aos RTR mas com carroçaria F1 ou Indy car

Agora já em 2015 estamos a testar os novos carros JK RTR F1 de 1/24 , andam que se fartam e são muito simples . O Chassi é muito bom flexi parecido aos outros mas especifico para F1 , abaixo deixo uma imagem dos carros que temos de momento :

 

Escala 1/24  Super 16D  , parecido aos anteriores mas  com motor mais potente ( cerca de 75000 rpm ) e grande torque , em regra pode-se usar carroçarias Lexan de clássicos ou GTP  LMP ultimate conforme os regulamentos .

Escala 1/24  Open Grupo 12 , chassis em aço mola , motores de alto rendimento G12 , carroçaria Lexan  GTP

Escala 1/24 Group 27 , ASA , Carros de alta performance já uma elite do hobby

Escala 1/24 E urosport  , Carros com motores quase livres muito pequenos e performantes , carroçaria LMP ou GTP, tamb+em para uma elite

Escala 1/24 Grupo LIvre ASA  , diz tudo !!!!  a ultra performance só ao alcance de alguns  

 

Model Cars 1/24 : 

Uma das classes mais em voga actualmente , classe já com alguma antiguidade em Portugal mas com grande expansão por volta do ano 2022 são os model cars 1/24 , conhecidos inicialmente como Plafits, tiveram uma grande evolução por culpa dos nossos amigos alemães, que desataram a fazer chassis elaborados e carroçarias em fibra muito reais. Em Portugal já há alguns anos que se usam estes carros mas agora deu a febre e á boleia de alguns ilustres fabricantes de chassis Portugueses do Norte do País ( Bandido e XST ) , o pessoal foi aderindo e se criaram diversas classes ( Clássicos GT , Clássicos Sport , GT AM , GT open ; Grupo C , Hypercar etc ..) que criam bonitas grelhas de partida. Estes carros são algo dispendiosos para estarem a um nivel competitivo internacional... A recente evolução para motores BRushless vai dar outra dimensão á capacidade desportiva destes bólides , em baixo fotos de model cars actuai de diversas classes 1/24 :

chassis

clássico sport Gt open

O Advento do Brushless , O futuro ...do Slot na componente Chapa e Modelcar 

Os motores brushless ( sem escovas ) já há muito tempo de usam nos RC ( carros , aviões , helicópetros , barcos ) , contudo o facto de serem uma componente que funciona a corrente alterna , e as pistas de slot a corrente contínua, levou algum tempo até á sua implantação. No ano 2023 foram utilizados pela primeira vez no campeonato mundial de slots nos EUA , tanto em 1/32 como em 1/24 em pé de igualdade com os motores convencionais. Não ganharam mas ficaram perto !! e a sua fiabilidade e potência  justifica a sua utilização, possívelmente já em 2024 no Mundial assistiremos a uma vitória destes novos motores que funcionbam com uma placa variadora que transforma a corrente contínua em alterna, sendo a sua potência medida por Rotações / Volt , por exemplo um motor de 11000 KV fará a 12,5 v 138000 rpm !

Quanto á vertente dos 1/32 plásticos , se bem que hajam algumas experiências, não será tão clara a adoção dado que os motores brushless não dão aquela atração magnética de que os slotistas de plasticos gostam ...mas vamos ver .

em baixo um exemplo do um 1/24 chapa da Champion lançado em 2023 e um model car com brushless :